Escolha uma Página

Líder com 100% de aproveitamento, igual ao Flamengo e ao Palmeiras, o São Paulo ganhou de 2 x 0 do Rentistas, do Uruguai, na noite de ontem (29), no Morumbi, mantendo-se como único dos sete brasileiros sem sofrer gol nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores, após vencer na estreia o Sporting Cristal por 3 x 0 no Peru. Foi a oitava vitória consecutiva e a quinta sem sofrer gol, desde que o técnico argentino Hernan Crespo, de 45 anos, assumiu após o Campeonato Brasileiro.

GOL 10.500 – Pablo, atacante paranaense de 28 anos, comprado do Athletico por R$27 milhões, em dezembro de 2018, marcou o gol 10.500 da história do São Paulo, aos 38 minutos, finalizando entre os zagueiros Fratta e Sosa, após primorosa assistência do ala Daniel Alves, o melhor do jogo. Foi seu quarto gol em 2021 e o vigésimo terceiro em 90 jogos pelo São Paulo. Desde que Diego Souza saiu para o Botafogo, Pablo pediu para jogar com a camisa 9 porque era superfã do artilheiro Luis Fabiano.

90 POR CENTO – Na volta do intervalo o São Paulo continuou com o domínio, ainda mais facilitado pela expulsão do lateral Agustin Acosta, aos 7 minutos, após o segundo cartão amarelo por falta dura em Daniel Alves. O Rentistas se fechou ainda mais, porém aos 43 minutos o meia Mario Garcia desviou com o braço a bicicleta de Igor Gomes, e o lateral Reinaldo, de 31 anos, alagoano de Porto Calvo, com 90% de aproveitamento nas cobranças, converteu o pênalti com chute forte no ângulo direito.

GRANDE DESAFIO – O técnico Hernan Crespo completou 10 jogos no comando do time, com o percentual mais elevado de aproveitamento (83,33%) nos últimos 17 anos. O São Paulo perdeu um jogo, empatou outro e engatou oito vitórias seguidas, nas últimas cinco, sem sofrer gol, e domingo (2) terá o grande desafio de ganhar pela primeira vez na Arena Corinthians. Em 13 jogos, desde 21/9/2014, três empates e 10 vitórias do Corinthians, com direito aos 6 x 1 no Campeonato Brasileiro de 2015.

O MAIS JOVEM – Martin Varini Di Zioli, ítalo-uruguaio de 29 anos, é o técnico mais jovem da Libertadores. Ex-zagueiro, revelado na base do Rentistas, junto com Arrascaeta, hoje no Flamengo, Varini parou de jogar para se formar em Administração de Empresas, mas aos 23 anos voltou ao futebol para treinar os sub-20, até assumir a equipe principal, que só ganhou o turno do campeonato de 2020. Apesar da derrota para o São Paulo, o time fez boa apresentação na noite de ontem (29) no Morumbi.

EXPULSÃO – De uma família de quatro árbitros, o pai Enrique e os irmãos Eduardo e Diego, o chileno Nicolás Gamboa, de 39 anos, teve atuação segura em São Paulo 2 x 0 Rentistas, sem advertir nenhum jogador do São Paulo. Os dois primeiros cartões amarelos foram no lateral Agustin Acosta, aos 40 do primeiro tempo, por falta no meia Benitez, e aos 7 do segundo tempo, seguido do cartão vermelho, por falta ainda mais dura em Daniel Alves. O terceiro em Duarte e o quarto em Mario Garcia.

A CAMISA – Para o goleiro Nicolás Rossi, de 22 anos, 1,86m, que pela primeira vez saiu do Uruguai e viajou de avião, só faltou a vitória no Morumbi. Superfã de Daniel Alves, ele queria muito ganhar a camisa do ídolo, que via na televisão, em vários jogos do Barcelona, e viu receber o prêmio de melhor da Copa América de 2019. Rossi disse que todos do Rentistas queriam a camisa de ala do São Paulo: “Era de quem chegasse primeiro. Tive sorte. Ele estava perto de mim”. Quinta (6), Daniel fará 38 anos.

LIDERANÇA – O São Paulo pode consolidar a liderança isolada do Grupo E, se vencer o vice-líder Racing, na próxima quarta (5) em Buenos Aires. O time argentino tem um empate e uma vitória, com saldo de um gol, enquanto o São Paulo, que não sofreu gol em dois jogos, tem saldo de cinco gols. O empate não seria ruim, mas o técnico e o time vão ao estádio El Cilindro, no bairro de Avellaneda, com o objetivo de mais uma vitória, que deixaria o São Paulo ainda mais perto das oitavas de final.

Foto: Avante Meu Tricolor