O SÃO PAULO VENCEU O SANTOS por 2 x 1, na noite de ontem (2), no Morumbi, subiu oito posições e terminou a 4ª rodada em 5º lugar, com 7 pontos, pela vantagem no saldo de gols sobre o próprio Santos, 6º, e Cuiabá (7º), Internacional (8º) e Avaí (9º). Com a derrota do Santos, que perdeu a chance de voltar à liderança, mantida pelo Corinthians, só o vice-líder Bragantino e o Atlético Mineiro, 3º, continuam invictos.
O SÃO PAULO MERECEU a 8ª vitória consecutiva de 2022 no Morumbi, impondo-se desde o início e abrindo o placar logo aos 10 minutos. Após cruzamento de canhota de Patrick, o argentino Calleri subiu mais que os zagueiros e cabeceou no canto esquerdo, isolando-se como artilheiro do Campeonato Brasileiro com 5 gols. Gamalho (Coritiba), 4; Hulk (Atlético Mineiro) e Roger Guedes (Corinthians), 3.
O SANTOS COMEÇOU muito retraído, e aos poucos se soltou, conseguindo o empate aos 46 minutos com o gol do atacante baiano Marcos Leonardo, de 20 anos, aproveitando falha do goleiro Jandrei. Na volta do intervalo, o São Paulo mostrou-se mais decidido, mas só fez o gol da vitória aos 37. O meia Alisson cruzou, o zagueiro uruguaio Rodriguez Fernandez, emprestado pelo Guarani do Paraguai, desviou com o braço e Luciano converteu o pênalti com categoria.
PELA PRIMEIRA VEZ, o São Paulo foi dirigido na área técnica pelo francês Charles Hembert, parisiense de 30 anos, assistente de Rogerio Ceni, que cumpriu suspensão pela expulsão no jogo com o Bragantino. Hembert trabalha com Ceni desde o Fortaleza e foi da comissão técnica da seleção de Camarões na Copa de 2014 no Brasil. Ele também é muito tenso e já cumpriu cinco suspensões.
EM 283 JOGOS, 121 VITÓRIAS DO SÃO PAULO, 91 do Santos e 71 empates. Foi o 70º no Brasileiro, com 30 vitórias do São Paulo, 26 do Santos e 14 empates. No 33º jogo no Morumbi, 21 vitórias do São Paulo, 9 do Santos e 3 empates. Nos últimos 7 jogos no Morumbi, 5 vitórias do São Paulo, 1 do Santos e 1 empate. O Santos só havia sofrido 1 gol em três jogos e agora a defesa menos vazada é a do Cuiabá (2 gols).
O SÃO PAULO HOMENAGEOU o meia Hernanes, que decidiu encerrar a carreira aos 36 anos, com uma placa de prata e na camisa 15 a palavra Profeta, como é tratado. Ele começou na base do clube em 2001 e jogou 10 anos como profissional, também na Inter de Milão, Lazio de Roma e Juventus de Turim. Ao dar a volta no gramado, Hernanes ajoelhou-se e beijou o escudo do São Paulo na lateral do gramado.
SÃO PAULO 2 x 1 SANTOS foi o 39º jogo do Campeonato Brasileiro de 2022, com 119 gols, média de 2.05 gols por jogo; o dobro de vitórias dos mandantes sobre os visitantes (18 a 9), e 12 empates. Os 4 primeiros: Corinthians, 9 pontos; Bragantino, 8, saldo de 5 gols; Atlético Mineiro, 8, saldo de 3; Coritiba (4º) com mais 1 gol marcado que o São Paulo (5º).
ESCADINHA CARIOCA – O Flamengo desceu para o 12º lugar, igual em pontos (5) ao Botafogo, mas com saldo de 1 gol (4 a 3). Sem saldo de gol (6 a 6), o Botafogo é o 13º, e o Fluminense, 14º, tem 4 pontos e saldo negativo de 1 gol (3 a 4). Só os quatro últimos, Atlético Goianiense, Goiás, Juventude e Fortaleza, ainda não venceram. O Fortaleza é o único que perdeu todos os jogos.
Foto: Lance!