Escolha uma Página

Nenhum dos jogos desta quarta (18), valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil, será disputado em clima tão tenso quanto São Paulo x Flamengo, às 21h30min, no estádio do Morumbi. A declaração do presidente do Flamengo de que o São Paulo tem tratamento diferenciado da CBF aumentou ainda mais a tensão em torno do jogo, depois que o Flamengo tentou, mas não conseguiu, a troca do árbitro Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana e da FIFA, cotado para a Copa do Mundo de 2022.

A VANTAGEM – Depois de perder o jogo de ida no Maracanã por 2 x 1, na falha do goleiro Hugo, o Flamengo precisa ganhar por dois gols para passar direto à semifinal – com Grêmio ou Cuiabá -, ou por qualquer placar, por diferença de um gol, para decidir a vaga nos pênaltis. A única vantagem é a do São Paulo, que se classifica com empate, e rebateu a crítica do Flamengo, dizendo que “o objetivo é só o de pressionar o árbitro, como já fez em outros jogos em que foi beneficiado, inclusive em análises do VAR”.

13 VEZES – O Flamengo ganhou três vezes a Copa do Brasil – 1990, 2006 e 2013 – e está tentando chegar à semifinal pela décima terceira vez, após ganhar sete e perder cinco. O São Paulo, 21 vezes campeão paulista; seis vezes campeão brasileiro; três vezes campeão da Libertadores e três vezes campeão mundial de clubes, ainda não conseguiu ganhar a Copa do Brasil. Na única vez em que foi finalista, perdeu a decisão (2 x 1) para o Cruzeiro, recordista com seis títulos.

DESFALQUES – Além de Filipe Luis, Rodrigo Caio e Diego, em recuperação lenta, o Flamengo ficou sem Pedro, desligado da seleção, e ontem (17) anunciou que Gabriel não terá condições, devido ao problema muscular na coxa. Isla, que jogou (mal) na derrota do Chile para a Venezuela (2 x 1), e Everton Ribeiro, entre os destaques dos 2 x 0 no Uruguai, devem ser opções para o transcurso do jogo com o São Paulo, que não terá o zagueiro Arboleda, que marcou o primeiro gol dos 6 x 1 do Equador na Colômbia.

SABERÃO ANTES – São Paulo e Flamengo já entrarão em campo sabendo quem vão enfrentar na semifinal da Copa do Brasil porque o jogo Grêmio x Cuiabá, desta quarta (17), é o único que será disputado à tarde (16h30min), em Porto Alegre. O Grêmio venceu (2 x 1) o jogo de ida, na Arena Pantanal, e tem a vantagem do empate. O Cuiabá precisa ganhar por dois gols. Se vencer só por um gol, decide a vaga (inédita) nos pênaltis. O Grêmio, cinco vezes campeão da Copa do Brasil, tenta entrar na semifinal pela décima quinta vez.

AMÉRICA x INTER – O empate no estádio Independência, em Belo Horizonte, é vantagem do América, que venceu (1 x 0) o jogo de ida na Arena Beira Rio. O Internacional, que só ganhou uma vez a Copa do Brasil – 1 x 0 na decisão de 1992 com o Fluminense -, precisa vencer por diferença de um gol para decidir nos pênaltis. Se ganhar por dois gols, vaga direta. América ou Internacional disputará a semifinal com Ceará ou Palmeiras. É a primeira vez do América nas quartas de final.

19 DESFALQUES – A posição do Palmeiras é de certa forma confortável no jogo de hoje (17), na Arena Castelão, em Fortaleza, por ter feito 3 x 0 no Ceará, no jogo de ida no Allianz Parque, em São Paulo. Mas o time não contará com 19 jogadores, entre lesionados e infectados pelo novo coronavírus, nem com o técnico português Abel Ferreira, que cumprirá suspensão. O time será dirigido pelo assistente Victor Castanheira. O Palmeiras ganhou três vezes a Copa do Brasil, em 1998, 2012 e 2015. O Ceará só disputou uma final da Copa do Brasil, que perdeu (1 x 0) para o Grêmio, em 1994.

BOM DIZER – Além do prêmio total em torno de R$73 milhões, o campeão da Copa do Brasil é o único com vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2021. O vice só terá direito a R$54 milhões.

Foto: Torcedores