Escolha uma Página

A SELEÇÃO DA ALEMANHA não participa das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, porque o país será a sede, mas o Campeonato Alemão recomeçará sob tensão no próximo fim de semana, com a demissão do técnico mais jovem, Julian Nagelsmann, de 35 anos, do Bayern de Munique, que tenta o 11º título consecutivo em 2022-23.

A DIREÇÃO DO CLUBE informou que Nagelsmann, com contrato até 2026 e com uma bela indenização, foi demitido pela queda de rendimento da equipe. Mas o jornal Bild (Espelho) acrescentou à informação, que antecipou com exclusividade: seis jogadores “fizeram a cama do técnico”, entre eles o que tem mais jogos no clube.

O GOLEIRO MANUEL NEUER aparece entre os líderes do movimento da queda do técnico. A notícia causou ainda mais estranheza, porque Neuer, de 37 anos, melhor goleiro e campeão do mundo em 2014, com 117 jogos na seleção, se aproxima de 500 jogos pelo clube, desde 2011, e sempre se destacou entre os mais disciplinados.

OS OUTROS ACUSADOS de boicote ao treinador demitido são os pontas Sadio Mané, Serge Gnabry e Leroy Sané; o meia Jamal Musiala, de 20 anos, o mais jovem, e o lateral português João Cancelo, emprestado pelo Manchester City, após relegado à reserva pelo técnico espanhol Pep Guardiola.

OS MAIS ANTIGOS do elenco, todos alemães, não comentaram, mas também não deixaram de demonstrar insatisfação. Entre eles, o que mais sentiu foi Thomas Muller, de 33 anos, desde 2008 no clube e terceiro com mais jogos (428), depois dos goleiros Oliver Kahn (429) e Sepp Maier (473).

O BAYERN acertou a volta do técnico alemão Thomas Tuchel, ex-zagueiro de 49 anos, sem clube desde setembro de 2021, após ser vice da Liga dos Campeões e campeão mundial de clubes no londrino Chelsea. A primeira missão de Tuchel será a de recolocar o Bayern na liderança.

POR COINCIDÊNCIA, o vice-líder Bayern, com 52 pontos, receberá o líder Borussia Dortmund, com 53, e terá o apoio de 75 mil torcedores, que sempre lotam a Allianz Arena, em Munique, porque compram o carnê dos jogos, bem antes do início do campeonato. O jogo de sábado, 1 de abril, poderá decidir o campeonato.

                             PERUANOS E POLICIAIS EM CONFRONTO

O EMPURRÃO de um policial espanhol no atacante Yotun, que reagiu, deu origem ao tumulto na chegada da seleção do Peru ao hotel em Madrid, onde disputará o segundo amistoso das primeiras datas Fifa de 2023, nesta 3ª feira (28) com o Marrocos, no estádio Cívitas Metropolitano, do Atlético de Madrid.

ALÉM DE YOTUN, atacante de 33 anos do Sporting Cristal, da capital Lima, também o goleiro Pedro Gallese, de 32 anos, sem clube desde que saiu do Orlando, da Flórida, desde 2020, mostrou-se revoltado com a ação dos policiais espanhóis: “Foram grosseiros e nos trataram como se fôssemos animais”.

CENTENAS DE TORCEDORES peruanos aguardavam com bandeiras e cartazes a chegada da seleção ao hotel, quando os jogadores se aproximaram para selfies e autógrafos, e houve a intervenção dos policiais de Madrid. Os jornais peruanos deram amplo destaque, com fotos e vídeos, em suas edições on-line.

SÃO CALCULADOS em mais de 110 mil os peruanos que vivem na Espanha, apesar da exigência de visto da União Europeia, desde 2001, o que a própria Espanha está tentando derrubar. O número de peruanos, no entanto, é superado pelo dobro de mais de 220 mil colombianos que se mudaram para várias cidades espanholas.

TRÊS DIAS DEPOIS de perder para a Alemanha por 2 x 0, sábado (25), na Arena Mewa, na cidade de Mainz, a seleção peruana faz nesta 3ª feira (28) o segundo jogo sob a direção do técnico Juan Reynoso, ex-meia de 54 anos, que assumiu após a demissão do argentino Ricardo Gareca, ex-atacante de 65 anos.

O PERU NÃO CONSEGUIU se classificar para a Copa de 2022 e o técnico entregou o cargo depois de sete anos. Ricardo Gareca foi o 6º argentino a dirigir o Palmeiras, mas não passou de 13 jogos, entre junho e setembro de 2014, por maus resultados. Na opinião dele, “a renovação de valores prejudica muito a evolução da seleção”.

A SELEÇÃO DE MARROCOS, primeira africana a terminar uma Copa do Mundo em 4º lugar, está ainda mais animada para o amistoso com o Peru, depois de vencer a seleção brasileira, pela primeira vez, no último sábado (25), na cidade portuária de Tânger, por 2 x 1. O técnico Walid Regragui virou Deus no Marrocos.

Fotos: Divulgação e Lance!