Mesmo sem Cristiano Ronaldo, que também deve ser poupado do próximo jogo com a SPAL, em Ferrara, a Juventus ganhou (2 x 0) do Brescia, penúltimo colocado, na tarde deste domingo (16), no Allianz Stadium, em Turim, e reassumiu a liderança do campeonato, que tem novo vice-líder, a Lazio, que venceu (2 x 1, de virada) a Inter de Milão, que caiu para terceiro, no Estádio Olímpico de Roma.

MUITA ALEGRIA – A décima oitava vitória em 24 jogos foi de muita alegria para os torcedores da Juventus, que levaram às lágrimas o zagueiro Giorgio Chiellini, aplaudido de pé, ao voltar após complicada cirurgia no joelho em agosto. Ele substituiu Leonardo Bonucci aos 34 do segundo tempo, pouco depois de o colombiano Juan Cuadrado ter feito o segundo gol, aos 34, com primoroso passe de calcanhar do francês Blaise Matuidi. 

GOL DE FALTA – A Juventus já havia feito 1 x 0 no primeiro tempo, com um dos gols de falta mais bonitos do atual campeonato, em cobrança com efeito e de curva do canhoto argentino Paulo Dybala, aos 39. A falta foi no meia galês Aaron Ramsey e o árbitro Daniele Chiffi expulsou o volante francês Florian Ayé, parisiense de 23 anos, que já havia recebido cartão amarelo. Os torcedores aplaudiram muito Dybala pelo belíssimo gol.

BONS GOLEIROS – Se não tem bons atacantes, o Brescia mostrou ter bons goleiros. Enrico Alfonso, de 31 anos, 1,90m, chocou-se com o atacante argentino Gonzalo Higuain e teve que ser substituído por outro italiano, Lorenzo Andrenacci, de 25 anos, 1,86m. O goleiro reserva fez pelo menos cinco defesas daquelas consideradas impossíveis e evitou que o Brescia saísse goleado. A maior das decepções foi a atuação do atacante Mario Balotelli.

NOVOS LÍDERES – Szczesny, Danilo, Rugani, Bonucci (Chiellini, 34 do segundo tempo) e Alex Sandro; Betancur, Ramsey (Pjanic, 21 do segundo tempo, e depois Matuidi, aos 29) e Rabiot; Juan Cuadrado, Higuain e Dybala. Técnico – Maurizio Sarri. O Brescia nunca venceu a Juventus no campeonato: foi a sétima derrota consecutiva nos últimos oito jogos, além de um empate. Os laterais brasileiros Danilo e Alex Sandro tiveram bom desempenho.                                                         

LAZIO TIRA INTER DA VICE-LIDERANÇA

Dirigida por seu ex-atacante Simone Inzaghi, de 43 anos, a Lazio ganhou (2 x 1, de virada) da Inter de Milão, na noite deste domingo (16), no Estádio Olímpico de Roma, e assumiu a vice-liderança com 56 pontos – só menos um ponto que a líder Juventus -, enquanto a Inter caiu para terceiro com 54 pontos. A Inter saiu para o intervalo em vantagem, com o primeiro gol do inglês Ashley Young em seu quarto jogo.

ARTILHEIRO – A Lazio voltou energizada no segundo tempo e empatou logo aos cinco minutos. O zagueiro holandês Stefan De Vrij fez pênalti em Ciro Immobile, que converteu no seu vigésimo sexto gol em 24 jogos como artilheiro do campeonato. A virada foi aos 24, com o gol do sérvio Sergej Savic, de família de esportistas: o pai Nikola jogou futebol, e a mãe Milana, jogou basquete na seleção da antiga Iugoslávia. O irmão mais novo, Vanja Savic, de 23 anos, é goleiro do Torino.

A JUVENTUS voltou à liderança com 57 pontos – 18 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, saldo de 23 gols (46 a 23) – e a Lazio de Roma subiu à vice-liderança com 56 pontos – 17 vitórias, 5 empates,2 derrotas, saldo de 34 gols (55 a 21). A Inter de Milão caiu para terceiro com 54 pontos – 16 vitórias, 6 empates, 2 derrotas – e saldo de 27 gols (49 a 22). A reta final promete ser emocionante. Todos contra a Juventus, que tenta o nono título consecutivo.

Foto: UOL Esporte