AINDA QUE O FUTEBOL SEJA “uma caixinha de surpresas”, expressão criada pelo comentarista Benjamin Wright, com quem aprendi muito no rádio, não há dúvida de que Palmeiras e Flamengo são os mais cotados ao título brasileiro de 2022. Só vejo que é cedo para se dizer que o jogo de amanhã “é uma final antecipada”.

MESMO QUE O PALMEIRAS amplie a vantagem para doze pontos ou que o Flamengo a reduza para seis pontos, ainda restarão 45 pontos para serem disputados. Ambos ainda querem a cereja do bolo da Libertadores, que têm todas as condições de voltarem a disputar na final única de 29 de outubro.

BOM DIZER DESDE JÁ, que nas 15 rodadas restantes, a metade dos oito jogos do Palmeiras como visitante será com adversários de peso: Fluminense, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e Internacional, embora os outros quatro, em casa, possam ser mais confortáveis, com exceção do clássico com o Santos.

SÓ QUATRO ADVERSÁRIOS poderiam criar problema ao Flamengo, mas o fato de jogar no Maracanã, sempre com o apoio de mais de 50 mil, cria situação mais confortável, como no caso dos jogos com Internacional, Atlético Mineiro, Santos e Corinthians. Teoricamente, os outros adversários, em casa ou fora, são mais fáceis.

O PALMEIRAS pode aproveitar bem por estar focado só em duas competições, ao passo que a maratona do Flamengo inclui mais uma, sempre com obrigação de vitória e título em todas. Para o jogo de amanhã (21), o Palmeiras teve folga na preparação, enquanto o Flamengo saiu de uma decisão de vaga e já enfrenta outra.

EMBORA ALGUNS considerem que retrospecto é para ficar nas estatisticas, os números evidenciam sempre equilíbrio, como agora, antes do 104º jogo, com 38 vitórias do Palmeiras, 35 do Flamengo e 30 empates. Em 66 jogos do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ganhou 22, o Flamengo, 21, e 23 empates.

ESMIUÇANDO AINDA MAIS a história do confronto, em 30 jogos em São Paulo, o Palmeiras venceu 11; o Flamengo, 8, e 11 empates. Em 36 jogos no Rio, o Flamengo ganhou 13; o Palmeiras, 11, e 12 empates. O equilíbrio revela que nos últimos nove jogos em São Paulo, e nos últimos sete jogos no Rio, o resultado mais frequente é 1 x 1. No turno do atual campeonato, 0 x 0 no Maracanã.

AS CREDENCIAIS apontam para um grande jogo amanhã (21), com mais de 40 mil no Allianz Parque, e nem poderia ser diferente. O Palmeiras lidera com folga e com brilho, sem que se precise dizer da qualidade do seu elenco porque as duas Libertadores recentes atestam. Só que o Flamengo também quer ampliar a coleção de títulos em que já estão três dos últimos quatro Campeonatos Brasileiro.

UM GRANDE JOGO, SIM, que pode ter até um vencedor. Só não me parece justo classificar o Palmeiras x Flamengo de amanhã (21) como “uma final antecipada”, o que só se poderia dizer se não faltassem mais 45 pontos para serem disputados. O futebol, como gostava de dizer Benjamin Wright, “é uma caixinha de surpresas”.

Foto: Mundo Rubro Negro