Escolha uma Página

O BOTAFOGO REPETIU O 1 x 0 DO TURNO NO CONFIANÇA E SE MANTEVE VICE-LÍDER com 59 pontos, em jogo com poucas chances de gol, na noite de ontem (3), no estádio Nilton Santos, onde o zagueiro Kanu completou 100 jogos, aplaudido por torcedores felizes com a campanha e a volta do time à Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. O atacante Diego Gonçalves marcou o gol aos 30 minutos do segundo tempo, com assistência do ponta Warley. 

É DE JUSTIÇA QUE SE RESSALTE A LEITURA DO JOGO do técnico Enderson Moreira, que melhorou o rendimento do time, em noite pouco criativa, com as entradas de Luis Oyama, Warley e Diego Gonçalves. Foram precisamente os três que fizeram a jogada decisiva, iniciada com a abertura de bola de Luis Oyama para Warley, que cruzou rasteiro para Diego Gonçalves, livre na frente da trave, só ter o trabalho de mandar a bola às redes. 

DESDE QUE ENDERSON MOREIRA ASSUMIU, foi a décima sétima vitória, por coincidência sobre o mesmo adversário e pelo mesmo placar, como naquela tarde de sábado, 24 de julho, no estádio Batistão, em Aracaju, onde o Botafogo ganhou pela primeira vez como visitante e iniciou a grande arrancada para a volta à Série A. São 17 vitórias, 5 por 1 x 0, 14 como mandante, 12 sem sofrer gol, e com o ataque mais positivo, 47 gols em 33 jogos, média de 1.42 por jogo.

MESMO COM A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA e a chegada do VAR, as dúvidas continuam e não há exagero em dizer que não nunca terminarão. João Havelange, de cuja amizade privei com muita honra, disse-me certa vez: “No dia em que acabarem as discussões no futebol, o futebol também acaba”. Savio Sampaio, árbitro de Botafogo 1 x 0 Confiança, marcou pênalti quando Nirley se atirou para conter chute de Navarro. Ele viu toque, mas agiu certo, e não confirmou o pênalti, ao rever o lance na tela do VAR.

O BOTAFOGO continuará sem a criatividade do meia Chay e também não terá o volante Barreto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo na noite de ontem (3), por falta dura no meia Alvaro. Menos mal para o clássico de domingo (7) com o Vasco, em que poderá contar com outros quatro que também estão com dois cartões. Não pode passar sem registro que os deuses do futebol estão ajudando: cinco minutos após o gol, o meia João Paulo acertou a trave do Botafogo em bela cobrança de falta.

GUARANI x VASCO – O confronto direto da noite de hoje (4), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, é complicado para o Vasco, oitavo com 47 pontos. Se ganhar, só ultrapassa o próprio Guarani, sétimo com 49 pontos, que, se vencer, pode subir duas posições e terminar a rodada em quinto com 52, ultrapassando CSA com 51 e CRB com 51, que sequer pode empatar em casa, no outro jogo da noite de hoje (4) com o Sampaio Corrêa, porque ficará com menos uma vitória.

VASCO x BOTAFOGO – A expectativa é de que o grande confronto da tarde do próximo domingo (7) possa manter a motivação, que depende de vitória do Vasco sobre o Guarani. Se o Vasco não ganhar na noite desta quinta (4), em Campinas, a partir de domingo (7) passará apenas a cumprir tabela, esperando que o próximo ano seja melhor e que possa levá-lo de volta à Série A em 2023. Seria um final duro e doloroso de 2021.

Foto: Lance!