NO REENCONTRO COM RENATO Portaluppi, o Grêmio foi a quarta vítima das sete goleadas do Flamengo, primeira por 4 x 0, desde a estreia do técnico em 14 de julho: 5 x 0 no Bahia; 4 x 1 no Defensa y Justicia; 5 x 1 no São Paulo; 6 x 0 no ABC; 4 x 1 e 5 x 1 no Olímpia. Na volta à Arena Grêmio, Renato ampliou na noite de ontem (25) para 11 vitórias, com sete goleadas, os números positivos à frente do time, só com 1 empate e uma derrota, 41 gols, média de 3 gols por jogo.

DEDO DO TÉCNICO – O Flamengo não esteve bem no primeiro tempo (0 x 0) e um dos reflexos foi a discussão entre Willian Arão e Gustavo Henrique, quando saíam para o intervalo. Substituindo Diego por Mateuzinho (para cobrir a expulsão do lateral chileno Isla, e Arrascaeta por Tiago Maia, o técnico fez o rendimento do time melhorar no segundo tempo, quando o Flamengo marcou os quatro gols, em sua sétima goleada desde que Renato Portaluppi estreou.

TRANQUILIZOU – O Flamengo chegou a levar bola na trave, em chute de Miguel Borja no primeiro tempo, mas se tranquilizou na volta do intervalo, mesmo sem os gols de Bruno Henrique, substiutuído por Michael, quase no final do primeiro tempo, e de Gabriel, que só saiu aos 41 do segundo tempo para a entrada de Rodinei. O gol do zagueiro Bruno Viana, aos 8 minutos, após escanteio de Everton Ribeiro, tranquilizou o Flamengo, que dominou até o fim do jogo.

TRÊS EM DOZE – Mesmo com amplo domínio, o Flamengo só conseguiu a goleada nos 12 minutos finais. Michael fez 2 x 0 aos 40, com assistência de Vitinho, que aos 46 cruzou sob medida para Rodinei marcar o terceiro gol, e nos acréscimos, aos 53 minutos, Vitinho fechou a goleada de 4 x 0, convertendo pênalti claro, no carrinho de Luis Fernando em Michael. O jogo de volta será dia 15, no Maracanã, mas o Flamengo já assegurou a participação nas semifinais da Copa do Brasil.

DIEGO ALVES, Isla, Bruno Viana, Gustavo Henrique e Filipe Luis; Wilian Arão, Diego (Mateuzinho), Arrascaeta (Tiago Maia) e Everton Ribeiro (Vitinho); Gabriel (Rodinei) e Bruno Henrique (Michael). O próximo jogo é sábado (28), na Vila Belmiro, pela penúltima rodada do turno do Campeonato Brasileiro com o Santos, que perdeu (1 x 0) para o Athletico Paranaense, na noite de ontem (25), em Curitiba. Foi um dos piores jogos do Santos na temporada.

GABRIEL CHAPECÓ, Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Rafinha; Tiago Santos (Diego Souza), Lucas Silva (Campaz) e Villasanti; Douglas Costa (Ferreira), Miguel Borja e Alisson (Luis Fernando) – o Grêmio do técnico Luiz Felipe Scolari, que a partir de agora só tem a missão de manter o time na Série A porque a Copa do Brasil terminou para o Grêmio. O próximo jogo será com o Corinthians, sábado (28), na Arena Grêmio. O lateral Vanderson foi expulso nos minutos finais.

DUAS VISÕES – Enquanto Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio, disse que “o Flamengo aproveitou erros primários do Grêmio para ganhar de goleada, mas assumo a culpa pela derrota, porque escalei e substituí”, Renato Portaluppi ressaltou que “o Flamengo deu uma aula de futebol no segundo tempo”. O técnico fez questão de salientar que “a vitória por 4 x 0 deu uma boa vantagem ao Flamengo, mas ainda há outro jogo e nossa vantagem é de jogar em casa”. 

@alexandrevidalfotografo / CRF