Foto: marca.com

 

O Barcelona venceu o Villarreal (2 x 0) no Camp Nou e recuperou neste primeiro domingo (2) de dezembro a liderança isolada do Campeonato Espanhol, terminando a décima quarta rodada com um ponto de vantagem (28 a 27) sobre o Sevilha, que ficou no empate (1 x 1), fora de casa, com o Alavés, quarto com 24 pontos. O próximo adversário do líder, sábado (7), será o Espanyol, que terminou a rodada em sexto com 21 pontos, mesmo perdendo (3 x 0) para o Getafe.

 

DESTAQUE – Ainda que com os artilheiros Messi e Suárez em campo, o destaque da vitória deste domingo do Barcelona foi o atacante francês Dembélé, que criou a bela jogada para o primeiro gol, cruzando certo na cabeça do zagueiro Piqué, aos 35 minutos. Piqué mandou beijos para a mulher Shakira, cantora colombiana, que estava na tribuna, e passou a ser, com o ex-zagueiro Alesanco, o terceiro jogador de defesa com mais gols (26) da história do Barcelona.

 

NOVIDADE – O técnico Ernesto Valverde lançou o meia Carles Aleñá, 20 anos, 1,80m, formado na base do clube desde 2005 e que em 2015, no Barcelona B, marcou 18 gols em 84 jogos. Aleñá fez o segundo gol dos 2 x 0 desta noite no Camp Nou, aos 41 do segundo tempo, depois de ter substituído o chileno Arturo Vidal. O apoiador Arthur ainda se recupera de contusão e o meia Philippe Coutinho saiu aos 34 do segundo tempo para a entrada de outro brasileiro, Malcom. 

 

EMPATE – No estádio Mendizorroza, em Alavés, o então líder Sevilha perdia até os 33 do segundo tempo, quando o atacante francês Ben Yedder marcou o gol de empate. O Alavés havia saído em vantagem para o intervalo, com o gol do meia canhoto Jony Rodriguez, espanhol, 27 anos, emprestado pelo Malaga. No 1 x 1 do Girona com o Atlético de Madrid, o atacante uruguaio Cristian Stuani, que marcou de pênalti o gol do Girona, chegou aos 32 e ficou a cinco de Jandro, maior artilheiro da história do clube.