COM ELOGIOS dos torcedores europeus, pela iniciativa de prestigiar equipes do segundo escalão do futebol, o Sevilha, campeão da Liga Europa, venceu o Del Valle, campeão da Copa Sul-Americana, por 4 x 1 nos pênaltis, depois de 1 x 1 no tempo normal, na decisão do 1º Desafio de Clubes, na noite de ontem (19), no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, no Sul da Espanha. O jogo começou às 22 horas, com 31 graus, devido ao calor intenso que está assolando toda a Europa.

O ATACANTE argentino Lautaro Diaz, de 25 anos, fez o gol do Del Valle logo aos 9 minutos, e o Sevilha só conseguiu empatar aos 43 do 2º tempo, com o gol do meia espanhol Pedro Ortiz, de 22 anos. Papu Gomez, Idrissa, Jordan e Romero converteram os pênaltis do Sevilha, e o goleiro sérvio Marko Dmitrovic, de 31 anos, 1,94m, defendeu as cobranças do meia argentino Lorenzo Faravelli e do atacante boliviano Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro e Grêmio.

A UNIÃO EUROPEIA DE FUTEBOL (UEFA) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) homenagearam o ex-zagueiro Antonio Puerta, do Sevilha, que morreu aos 22 anos, em 28 de agosto de 2007, após nove paradas cardíacas, na estreia do Campeonato Espanhol com o Getafe, no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan. Nesse estádio, o Brasil venceu a Rússia, de virada, por 2 x 1, gols de Sócrates e Eder, na estreia da Copa do Mundo de 1982.

O SEVILHA, do técnico espanhol José Luis Mendilibar, ex-meia de 62 anos, ganhou todas as sete finais da Liga Europa, a última em 2022-23, ao derrotar a Roma, de José Mourinho, por 1 x 0, gol contra de Gianluca Mancini, na decisão de 23 de maio, na Arena Puskas, em Budapeste, capital da Hungria. O Del Valle, do técnico argentino Martin Anselmi, de 38 anos, ganhou a Copa Sul-Americana ao vencer por 2 x 0 o São Paulo, então dirigido pelo técnico Rogerio Ceni.

SEVILHA 1 (4) x 1 (1) DEL VALLE teve ótima atuação de Rade Obrenovic, de 32 anos, o mais jovem árbitro da Eslovênia na Fifa, sem nenhuma advertência com cartão amarelo. Ele foi designado pelo presidente da União Europeia de Futebol, Alexsander Ceferin, de 55 anos, conceituado advogado em Liubliana, maior cidade e capital da Eslovênia, país da região central da Europa, que faz fronteira com a Croácia e a Áustria.

Fotos: O Dia e Divulgação