Escolha uma Página

A INTER GOLEOU O MILAN por 5 x 1, no Derby della Madonnina, e manteve a liderança absoluta do Campeonato Italiano, com 100% de aproveitamento em quatro jogos, neste sábado (16), diante de 75 mil torcedores, lotação máxima do Estádio Giuseppe Meazza, em Milão. O meia armênio Mkhitaryan fez dois gols; o atacante francês Marcus Thuram; o turco Çalhanoglu, de pênalti, e o romano Frattesi completaram a goleada. Rafael Leão fez o gol do Milan quando estava 1 x 0.

A INTER, DO TÉCNICO ITALIANO Simone Inzaghi, ex-atacante de 47 anos, foi bem superior, como nas três vitórias anteriores sem sofrer gol: 2 x 0 no Monza e no Cagliari, e 4 x 0 na Fiorentina, o que a deixa com o ataque mais positivo (13), o artilheiro Lautaro Martinez (5) e a defesa menos vazada (1). Dos 9 chutes em gol, 7 foram da Inter, em jogo bem apitado por Simone Sozza, de 36 anos, com chuva em parte do 2º tempo, 4 amarelos e 29 faltas (16 da Inter).

A INTER TEM 12 pontos, e a vice-líder Juventus, com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, venceu a romana Lazio por 3 x 1, em Turim, com dois gols do sérvio Dusan Vlahovic e um gol do ponta genovês Federico Chiesa. O atacante espanhol Luis Alberto Romero fez o gol da Lazio quando estava 2 x 0. Ao perder a invencibilidade, o Milan, do técnico Srefano Pioli, caiu para 3º com 9 pontos, depois de três vitórias.

INTER x MILAN é chamado de Derby della Madonnina, em referência à estátua de Nossa Senhora, na parte mais alta da bela Catedral de Milão, tratada com muito carinho como Madonnina, diminutivo de Madonna, no dialeto da Lombardia. Madonna, em italiano, é Nossa Senhora ou Virgem Maria, mãe de Jesus. Quando o mando de campo é da Inter, o estádio se chama Giuseppe Meazza, homenagem ao maior artilheiro do clube e da seleção, bicampeã do mundo em 1934-1938. Mas quando o mando é do Milan, o estádio é San Siro, em referência ao nome do bairro. É uma parte da rivalidade.

GOLEADA DO LÍDER BARCELONA

NA ESTREIA DOS PORTUGUESES João Félix e João Cancelo, o Barcelona goleou o Betis por 5 x 0, na noite deste sábado (16), no Camp Nou, e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol com 13 pontos, que o Real Madrid, com 12 recupera, se vencer a Real Sociedad, neste domingo (17), no estádio Santiago Bernabeu. O meia João Felix, emprestado pelo Atlético de Madrid, fez dois gols, e o lateral João Cancelo, emprestado pelo Manchester City, fechou a goleada.

O DOMÍNIO DO BARÇA foi amplo e já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols de João Felix aos 25 e do alemão Lewandowski aos 32. Ferran Torres fez o 3º aos 17, Raphinha marcou o 4º aos 21, e João Cancelo, o 5º aos 41. Em seu estádio Mestala, o Valencia, do técnico espanhol Ruben Baraja, ex-meia de 48 anos, não teve dificuldade para vencer o Atlético de Madrid, do técnico argentino Diego Simeone, ex-meia de 53 anos, por 3 x 0, gols de Hugo Duro (2) e Javi Guerra, ambos espanhóis.

PORTUGUÊS BRILHA NA VIRADA DO CITY

O MEIA BERNARDO SILVA, português de 29 anos, em sua sexta temporada no Manchester City, comandou a virada do líder e único com 100% de aproveitamento em cinco rodadas, sobre o West Ham por 3 x 1, neste sábado (16), no Estádio Olímpico de Londres. Bernardo marcou o 2º gol, depois de dar assistência para o belga Doku empatar e o inglês Haaland, artilheiro do campeonato com 7, fazer o 3º. O gol do West Ham foi de Prowse, no 1º tempo.

OUTRA VIRADA em Londres foi a do vice-líder Tottenham sobre o Sheffield United por 3 x 1, com o 2º gol marcado de cabeça por Richarlison, que entrou no 2º tempo e aproveitou o cruzamento do croata Ivan Perisic, e deu assistência para o sueco Kulusewski fazer o 3º. Outro brasileiro a marcar foi o paulista João Pedro, de 21 anos, revelado no Fluminense, que entrou no 2º tempo e fez o 3º dos 3 x 1 do visitante Brighton, 4º, sobre o Manchester United, 13º.

BENFICA VENCE E ENCOSTA NO PORTO

O VISITANTE BENFICA venceu o Vizela por 2 x 1, neste sábado (16), e está a um ponto do líder Porto (13), que na véspera ganhou do Estrela Amadora (1 x 0). O croata Peter Musa e o argentino Di Maria marcaram os gols da 4ª vitória do Benfica, e o lisboeta Samuel Xavier, de pênalti, fez o gol do Estrela. O Benfica pode ser ultrapassado e o Porto alcançado pelo Sporting, 4º com 10 pontos, que recebe neste domingo (17) o Moreirense, 12º, no estádio José Alvalade, em Lisboa.

Fotos: Divulgação