NÃO HÁ PREVISÃO para a volta dos torcedores a São Januário, após a decisão do desembargador José Roberto Portugal Compasso, de encaminhar o processo para uma das Câmaras de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o que aumentará o prazo de análise e julgamento. A abertura do processo foi determinada pelo Ministério Público, depois de Vasco 0 x 1 Goiás, na noite da 5ª feira, 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

COM SÃO JANUÁRIO interditado, o Vasco fez o jogo seguinte, da 12ª rodada, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, onde venceu o Cuiabá por 1 x 0, na noite da 2ª feira, 26 de junho. Depois de perder para o Botafogo por 2 x 0, domingo, 2 de julho, pela 13ª rodada, no Estádio Nilton Santos, o Vasco voltou a São Januário, para o primeiro jogo sem público, sábado (8), e perdeu para o Cruzeiro por 1 x 0, pela 14ª rodada.

O VASCO SERIA VISITANTE na 15ª rodada, mas o jogo do sábado (15) foi adiado pela visita do América ao Corinthians, pela decisão da vaga nas semifinais da Copa do Brasil. No próximo domingo (23), o Vasco volta a São Januário, sem público, para o jogo da 16ª rodada com o Athletico Paranaense, assim como na 18ª rodada com o Grêmio, domingo, 6 de agosto. No último jogo de julho, o Vasco visitará o Corinthians, pela 17ª rodada, sábado (29).

O VASCO VOLTARÁ a ser visitante no jogo de encerramento da última rodada do turno (19ª), com o Bragantino, 2ª feira, 14 de agosto, e uma semana depois, quando poderia fazer a festa de seus 125 anos (21/8/1898), com a torcida lotando São Januário, no jogo da 20ª rodada com o Atlético Mineiro, o estádio da colina histórica continuará interditado. Uma situação bem desconfortável para o clube, agravada pela péssima campanha, depois de conseguir voltar à Série A.

DEPOIS DE ACERTAR a venda de Pedro Raul ao Toluca, 9º, entre os 18 do campeonato mexicano, por R$27 milhões, o Vasco anuncia que o ponta uruguaio Abel Hernandez, de 32 anos, chegará ao Rio nesta 6ª feira (21), para assinar até dezembro e estender o contrato em 2024, se disputar pelo menos 50% dos jogos. Ele fez 9 gols em 19 jogos pelo Peñarol, e volta ao Brasil, após 31 jogos e 6 gols pelo Internacional, e 40 jogos e 9 gols pelo Fluminense, entre 2020 e 2021. 

O VASCO TAMBÉM tenta outro atacante uruguaio, Michael Santos, com 13 gols em 24 jogos pelo Talleres, da cidade de Cordoba, vice-líder do campeonato argentino com 48 pontos, menos 9 que o líder River Plate. Michael Santos, de 30 anos, teve passagens discretas pelo futebol espanhol, jogando nos inexpressivos Malaga, Gijon e Leganés, times da parte inferior da classificação de La Liga.

NA ESTREIA do técnico argentino Ramon Diaz, ex-meia-atacante canhoto de 63 anos, o Vasco ainda não sairá do rebaixamento, mesmo que vença o Athletico Paranaense. 19º, o Vasco só poderá empatar com o Goiás, 17º, em pontos (12), em vitórias (3) e até no saldo de gols (12 a 12), mas o Vasco teria que vencer por 4 gols porque tem 11 marcados, enquanto o Goiás tem 14. Se perder, o Vasco será lanterna, se o América Mineiro ao menos empatar com o Flamengo.

Foto: Lance! e Thiago Ribeiro/AGIF