site oficial do Barcelona

Pelo quarto ano consecutivo, o genial Lionel Messi marcou o primeiro gol do ano e não só abriu o caminho para a décima segunda vitória, como também deixou o líder Barcelona (40) cinco pontos à frente do vice-lider Atlético de Madrid (35); sete pontos a mais que o Sevilha (33); nove pontos a mais que o Alavés (31), e 10 pontos à frente do arquirrival Real Madrid (30).

Com o gol deste domingo (6), nos 2 x 1 fora de casa sobre o Getafe, Messi está a 1 gol do seu gol 400 em La Liga, como é tratado o Campeonato Espanhol, em que estreou em 16 de outubro de 2004, então usando a camisa 30, quando substituiu, aos 15 do segundo tempo, o meia português Deco, no dérbi da Catalunha, com o Espanyol, a segunda equipe de Barcelona.

MÊS ESPECIAL – Janeiro é um mês muito especial para Messi. Além de marcar nos últimos quatro anos o primeiro gol do Barcelona no primeiro jogo do ano, em todos os meses de janeiro, desde que estreou há 14 anos no Barcelona, Messi já fez 78 gols e deu 37 assistências para que outros companheiros também marcassem. Bom dizer: em 23 jogos com o Getafe, Messi fez 19 gols. Todos os meses, ano após ano, são bons para o craque, mas o mês de janeiro é sempre o melhor, e os números estão aí para confirmar a estatística.

661 PASSES – No jogo deste primeiro domingo de 2019, no Coliseum Alfonso Perez, o Barcelona trocou, com a precisão habitual, mais 509 passes que o Getafe (661 x 152). Messi fez 1 x 0 aos 20, aproveitando a indecisão dos zagueiros Djené e Cabrera, sem dar tempo ao goleiro David Soria de sair para defender. Messi é o artilheiro com 16 gols em 18 rodadas e ganha o título de campeão de inverno, faltando ainda a última rodada do turno do campeonato, disputado por 20 equipes.

site oficial do Barcelona

LUIS SUÁREZ marcou o segundo gol, aos 39, depois que Messi criou a jogada rebatida pelos zagueiros do Getafe. A bola sobrou limpa para o atacante uruguaio, vice-goleador do time, completar com um voleio maravilhoso da entrada da área, sem nenhuma chance de defesa para o goleiro David Soria, 25 anos, 1,92m, nascido em Madrid e em sua primeira temporada no Getafe, depois de ter atuado de quatro anos no Sevilha. 

GETAFE, palavra que vem do árabe, quer dizer rua larga. Getafe é um município a 14 km ao sul de Madrid, capital da Espanha, com quase 200 mil habitantes e onde está situada uma das bases aéreas mais antigas do país. A atividade industrial e comercial de Getafe é muito intensa e renovada sempre com frequência.

360 MINUTOS – O Barcelona voltou a sofrer gol depois de quatro jogos. O atacante espanhol Jaime Mata, 30 anos, fez o gol do Getafe aos 43 do primeiro tempo. No atual campeonato, o Barcelona sofreu 20 gols em 18 jogos. No ano passado, quando foi campeão, o time sofreu 29 gols em 38 jogos.

14 EM 22 VEZES – O Barcelona foi campeão espanhol 14 vezes das 22 em que terminou o turno em primeiro lugar. É uma vantagem sobre o arquirrival Real Madrid, que ganhou 23 campeonatos após 34 conquistas do turno.