Escolha uma Página

O Sporting manteve a liderança como único invicto do Campeonato Português, com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Porto (65 a 57), e onze pontos a mais que o Benfica (54), terceiro colocado, mesmo cedendo o empate (1 x 1) no minuto final ao Moreirense, na noite desta segunda (5), no estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cônegos, freguesia do município de Guimarães, a 359 km da capital Lisboa, em jogo que completou a vigésima quinta rodada.

DOIS ANULADOS – O Sporting soube se impor como visitante e fez 1 x 0, gol do atacante português Paulinho, aos 21 minutos. Ex-Gil Vicente e Braga, ele tem 28 anos, é natural de Barcelos, e aproveitou o rebote do goleiro brasileiro Mateus Pasinato, catarinense de 28 anos, outra vez muito elogiado pelo técnico Vasco Seabra. O Sporting teve dois gols anulados, de Paulinho e de Pedro Gonçalves, artilheiro do campeonato, por impedimento, em decisões acertadas do árbitro João Pinheiro.

MINUTO FINAL – Quando o jogo parecia decidido, e o Moreirense, oitavo colocado com 31 pontos, completaria cinco jogos sem vitória e sofreria a nona derrota, eis que o atacante Welerson, de 26 anos, mineiro de Janaúba, fez o gol do décimo empate. O Moreirense usou camisa especial, com “Vai ficar tudo bem” às costas, em campanha social da província de Moreira de Cônegos. As camisas serão leiloadas para ajudar no combate à pobreza de Lordelo, Conde, Gandarela, Serzedelo e Guardizela. 

ANTONIO ADAN, Coates, Feddal e Gonçalo Inácio; Pedro Porro, Nuno Alexandre (Mateus Nunes), João Palhinha e João Mário; Daniel Bragança (Tiago Tomás), Paulinho e Nuno Mendes (Mateus Reis) – a equipe líder invicta que o técnico Ruben Amorim escalou com três zagueiros. Mesmo com o domínio, ele repetiu no final o que dissera durante a semana de preparação para o jogo: “O Moreirense tem jogadores experientes e é uma equipe muito forte em seus domínios”.

BENFICA 1 x 0 – Mesmo no estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica teve dificuldade para ganhar (1 x 0) do Marítimo, da Madeira, último colocado e o que mais perdeu (16 dos 25 jogos). O gol foi do atacante alemão Luca Waldschmidt, de 24 anos, cobrando pênalti aos 21 do primeiro tempo, na quinta vitória consecutiva. No outro jogo da noite, em Faro, o Braga manteve o quarto lugar, com a virada (2 x 1) sobre o Farense. O atacante esloveno Andraz Sporar fez o gol da vitória nos acréscimos.

PORTO 2 x 1 – Foi também nos acréscimos de nove minutos, sábado (3), no estádio do Dragão, que o vice-líder Porto conseguiu vencer o Santa Clara, em jogo com dois pênaltis. Sergio Oliveira converteu o do Porto e Carlos Junior o do Santa Clara. Aos 52 minutos, o atacante espanhol Toni Martinez aproveitou o cruzamento sob medida do ponta mexicano Jesus Corona e fez de cabeça o gol da décima sétima vitória do vice-lider.

NOVE RODADAS – O líder invicto Sporting voltará a campo domingo (11), em Lisboa, onde receberá o Famalicão, no estádio José Alvalade, já sabendo dos resultados dos concorrentes, que jogarão sábado (10) como visitantes: o Porto com o Tondela e o Benfica com o Paços de Ferreira. Faltando nove rodadas, só mais dois clássicos serão disputados, com o Benfica como mandante em ambos, em maio, no estádio da Luz, em Lisboa: dia 9 com o Porto, e dia 16, na penúltima rodada, com o Sporting.

Foto: Jornal de Notícias