O Sporting de Lisboa passou a ser o segundo com mais conquistas da Taça de Portugal ao vencer o Porto 5 x 4, nos pênaltis – na decisão deste último sábado (25) de maio, no Estádio Nacional do Jamor. 17 vezes campeão, o Sporting superou o Porto (16), ambos ainda distantes do Benfica, maior vencedor com 26 títulos. Como se esperava, o jogo foi marcado pelo equilíbrio – 1 x 1 nos 90 minutos – e teve prorrogação com mais dois gols, obrigando a que Sporting e Porto decidissem nos pênaltis.
GOL BRASILEIRO – O atacante Tiquinho Soares, de 28 anos, nascido em Souza, município do sertão paraibano, a 438 km da capital João Pessoa, fez o gol do Porto aos 40, mas o meia português Bruno Fernandes, de 24 anos, empatou aos 45, após muita pressão do Sporting, que dominou boa parte do segundo tempo, mas não conseguiu outro gol. Na prorrogação, o atacante holandês Bas Dost, de 29 anos, colocou o Sporting em vantagem, mas o zagueiro paulista Felipe conseguiu empatar para o Porto.
TIQUINHO SOARES emocionou o goleiro espanhol Iker Casillas, que não deve voltar a jogar após o ataque do miocárdio que sofreu dia 1 de maio em treino do Porto, ao dedicar-lhe o primeiro gol da decisão. Casillas, de 38 anos, estava no Porto desde 2015, depois de treze temporadas consecutivas no Real Madrid, com 725 jogos.
GOLEIRO SALVA – Tiquinho foi o primeiro a cobrar na série de pênaltis, convertendo bem. Bas Dost acertou a trave e Danilo aproveitou a segunda cobrança do Porto. Bruno Fernandes converteu a primeira do Sporting e o veterano zagueiro alagoano Pepe perdeu ao acertar a trave. Mathieu empatou e Adrián fez 3 x 2 Porto. Rafinha 3 x 3 e Hernani 4 x 3 Porto Alegre. O goleiro Renan Ribeiro, paulista de 29 anos, 1,93m, ex-Atlético Mineiro e São Paulo, defendeu a cobrança de Fernando, do Porto. Na última cobrança, o atacante Luiz Phellype deslocou o goleiro Vaná e fez Sporting 5 x 4.
SPORTING – Renan Ribeiro, Bruno Gaspar (Tiago), Coates, Mathieu e Acuña; Wendel (Jeferson), Gudelj (Doumbia) e Bruno Fernandes; Raphinha, Luiz Phellype e Diaby (Bas Dost). Técnico – Marcel Heizer, holandês de 50 anos. Milhares de torcedores do Sporting comemoraram até de madrugada, na sede do clube, a conquista da Taça de Portugal.
PORTO – Vaná, Eder Militão (Hernani), Pepe, Felipe e Alex Telles; Otávio (Manafá), Danilo e Herrera; Brahimi, Marega (Adrián) e Tiquinho Soares. Técnico –Sergio Conceição, de 44 anos, nascido em Coimbra.
Foto: ANTONIO COTRIM/LUSA