A ESPANHA GANHOU A ÚLTIMA VAGA DA LIGA DOS CAMPEÕES 2021-2022, com a vitória do visitante Villarreal sobre a Atalanta, na noite desta 5ª (9), no estádio Atleti Azzurri d’Itália, em Bergamo, cidade ao Nordeste de Milão, na bela região da Lombardia, a mais populosa do país. O Submarino Amarelo, como o Villarreal é tratado, iniciou fulminante com o gol do atacante nigeriano Danjuma aos 3 minutos, e saiu para o intervalo com 2 x 0, com o gol do meia francês Capoue aos 42.

NA VOLTA DO INTERVALO, o Villarreal não deixou a Atalanta respirar e ampliou a vantagem aos 6 minutos, com o segundo gol de Danjuma, eleito melhor do jogo. Ficou a impressão de goleada, mas com o apoio de 30 mil torcedores, a Atalanta reagiu e fez dois gols, com o atacante ucraniano Ruslan Malinovski, aos 27, e o ponta colombiano Duvan Zapata, aos 35, mas o goleiro argentino Rulli, com grandes defesas, evitou o empate, que classificaria o time italiano.

CAMPEÃO DA LIGA EUROPA 2020-2021, o Villarreal deu à Espanha a terceira vaga no mata-mata da Champions, junto com o Atlético de Madrid, atual campeão nacional, e o Real Madrid, maior vencedor do torneio com 13 títulos. Os espanhóis ainda lamentam o papelão do Barcelona, que depois de 17 anos voltará a disputar a Liga Europa, uma espécie de Série B da Liga dos Campeões. 

VILLARREAL é o nome do município da província de Castelló, comunidade autônoma de Valencia, e o Villarreal Club de Fútbol tem 98 anos, fundado em 10 de março de 1923. O apelido Submarino Amarelo foi adotado em 1967, após o acesso à 3ª divisão do Campeonato Espanhol, ao som do sucesso do ano anterior dos Beatles, Yellow Submarine, ouvido em uma caixa de som, atrás de uma das balizas, após o time marcar o gol da vitória. O uniforme do time já era amarelo.

QUATRO VEZES CAMPEÃO DA LIGA EUROPA, o Villarreal é treinado desde julho de 2020 pelo ex-goleiro espanhol Unai Emery, de 50 anos, campeão francês com o PSG em 2017-18. Foi o terceiro visitante a vencer na última rodada da fase de grupos, única sem 0 x 0, e vai disputar pela primeira vez as oitavas de final da Champions, fazendo o jogo de ida em seu estádio La Cerâmica. O sorteio do mata-mata, que começará em fevereiro, será na próxima 2ª feira (13).

291 GOLS FORAM MARCADOS NOS 96 JOGOS da fase de grupos, com a média de 3.03 gols por jogo, com o ataque mais positivo do Bayern Munique (22), seguido do Ajax (20) e do Manchester City (18). Artilheiros: Haller, do Ajax, 10. Lewandowski, do Bayern, 9. Defesas menos vazadas: Bayern e Real Madrid, 3. Chelsea e Lille, campeão francês, 4 gols. Só três equipes tiveram 100% de aproveitamento, com 6 vitórias em 6 jogos, Bayern, Liverpool e Ajax.

JORGE JESUS – Um dia depois de classificar o time para as oitavas de final, o técnico Jorge Jesus repetiu em entrevista à TV portuguesa: “Meu foco é o Benfica. O Flamengo é passado que não se apagará do meu currículo, mas o meu foco é o Benfica e quero levar a equipe ao ponto mais distante possível nesse maior torneio de clubes do mundo”. Benfica e Sporting, atual campeão, representarão o futebol português no mata-mata. O Porto vai disputar a Liga Europa.

AS 16 EQUIPES CLASSIFICADAS estarão em dois potes (A e B), no sorteio, em que equipes do mesmo grupo não se enfrentarão nas oitavas de final. Também não haverá confronto entre as que já se enfrentaram na fase de grupos. O gol fora de casa passa a não valer como decisivo e em caso de empate haverá sempre prorrogação de 30 minutos, com decisão em pênaltis. O campeão será conhecido na final única de 28 de maio na Rússia.

Foto: Site Villarreal