UM DIA DEPOIS de ter sido convocado para os jogos da seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o atacante Richarlison, de 26 anos, teve atuação apagada no 2 x 0 do Tottenham sobre o Manchester United, e saiu irritado, ao ser substituído pelo croata Ivan Perisic, aos 26 minutos do 2º tempo, neste sábado (19), em Londres. Ele balançou a cabeça e resmungou muito, olhando para o técnico australiano Ange Postecoglu, ex-zagueiro de 52 anos.
OS BRASILEIROS do Manchester United, Casemiro e Antony, também convocados pelo técnico interino Fernando Diniz, tiveram boa participação. Antony acertou a trave quando ainda estava 0 x 0 e depois obrigou o goleiro Guglielmo Vicario, italiano de 26 anos, que o Tottenham comprou do Empoli por 20 milhões de euros, a duas boas defesas. Os gols foram do meia senegalês Pape Sarr, de 20 anos, e de Lisandro Martinez (contra), de 23 anos, zagueiro campeão do mundo em 2022.
NA SEGUNDA VITÓRIA consecutiva do Manchester City, 1 x 0 sobre o Newcastle, gol do meia argentino Julian Alvarez, de 23 anos, da seleção campeã do mundo de 2022, o técnico espanhol Pep Guardiola perdeu a paciência com um torcedor, que desde a volta do intervalo pedia que fizesse substituições, devido ao ritmo lento da equipe. Guardiola virou-se para o torcedor e disse: “Desce, fica aqui no meu lugar e faz as substituições”, isso aos 25 minutos do 2º tempo.
VINICIUS JUNIOR BRILHA COM GOL MAIS BONITO
ALÉM DE MAIS UMA BOA ATUAÇÃO, Vinicius Junior brilhou com o gol mais bonito da virada do Real Madrid sobre o Almeria por 3 x 1, neste sábado (19), no Estádio dos Jogos Mediterrâneos, em Almeria, cidade portuária da Andaluzia. Sergio Arribas, meia de 21 anos, fez o gol do Almeria aos 3 minutos, mas o Real Madrid virou com os gols do inglês Jude Bellingham, comprado do Borussia Dortmund por 103 milhões de euros (R$540 milhões), há dois meses.
VINÍCIUS JUNIOR recebeu preciosa assistência de Bellingham, aos 27 do 2º tempo, e encobriu o goleiro português Luis Maximiano, de 24 anos, de volta à Espanha, emprestado pela romana Lazio. Ao ser substituído pelo meia Eduardo Camavinga, de 20 anos, angolano naturalizado francês, Vinicius Junior foi aplaudido. O atacante Rodrygo, ex-Santos, também com boa atuação, foi substituído pelo espanhol Brahim Diaz.
O TÉCNICO CARLO ANCELOTTI, apesar de certa insistência dos jornalistas, na sala de entrevista coletiva, não quis comentar sobre a convocação da seleção brasileira, feita na véspera, reafirmando que até o final da temporada 2023-2024 seu pensamento só está na campanha do Real Madrid, que divide a liderança com o Valencia, que venceu o Las Palmas, no Estádio Mestalla, por 1 x 0, gol do meia espanhol Pepelu, de pênalti.
CAMPEÃO ITALIANO VENCE DE VIRADA
O VISITANTE NAPOLI, campeão depois de mais de 30 anos, estreou na temporada italiana 2023-2024, neste sábado (19), no Estádio Benito Stirpe, com a virada (3 x 1) sobre o recém-promovido Frosinone. Com máscara de proteção, o nigeriano Victor Osimhen, artilheiro do título, marcou dois gols, e o 3º foi do atacante Matteo Politano. O meia holandês Abdou Harroui, naturalizado marroquino, fez o gol do Frosinone.
O NAPOLI estreou sob o comando do francês Rudi Garcia, ex-meia de 59 anos, contratado pelo presidente Aurelio De Laurentis, renomado produtor de cinema, após a dispensa de Luciano Spalletti, de 64 anos, anunciado 6ª feira (18) como novo técnico da seleção italiana, substituindo Roberto Mancini. Outro visitante a estrear com vitória foi o Verona, 1 x 0 no Empoli, gol do atacante Federico Bonazzoli.
A INTER DE MILÃO confirmou o favoritismo e estreou vencendo o Monza por 2 x 0, gols do atacante argentino Lautaro Martinez, no Estádio Giuseppe Meazza. A maior goleada do sábado (19) foi a da visitante Fiorentina sobre o Genoa por 4 x 1, no Estádio Luigi Ferraris, com o argentino Nicolás Gonzalez marcando o gol mais bonito. O futebol do Genoa é dirigido pela empresa americana 777 Partners, que controla o futebol do Vasco desde 7 de agosto de 2022.
PRIMEIRA VITÓRIA DO CAMPEÃO BENFICA
DEPOIS DE ESTREAR perdendo fora de casa para o Boavista por 3 x 2, o Benfica venceu neste sábado (19) o Estrela da Amadora por 2 x 0, no Estádio da Luz, em Lisboa, um dos mais belos confortáveis da Europa. O atacante paulistano David Neres, de 26 anos, ex-São Paulo, teve grande atuação, com assistências para os gols do atacante dinamarquês Casper Tengstedt e do meia Rafa Silva, um dos maiores ídolos da seleção portuguesa.
O SPORTING DE LISBOA, após estrear com vitória em Alvalade sobre o Vizela por 3 x 2, ganhou como visitante, impondo-se ao Casa Pia por 2 x 1, com os gols do atacante português João Paulo Fernandes (Paulinho), no Estádio Pina Manique, nos arredores de Lisboa. O gol do Casa Pia foi do atacante Clayton, de 24 anos, ex-Atlético Mineiro. Paulinho divide a artilharia da Primeira Liga com o eslovaco Bozenik, do Boavista, com três gols em duas rodadas.
Fotos: Metrópoles,