O gol do atacante suíço Haris Seferovic, 26 anos, 1,85m, aos 17 do primeiro tempo, deu a vitória (1 x 0) ao Benfica na noite deste domingo (7), no lotado estádio da Luz – 64.642 torcedores -, no maior clássico do futebol português com o arquirrival FC Porto. Seferovic recebeu passe de cabeça do meia português Pizzi, 29 anos, e entre os zagueiros chutou com muita força, sem defesa para o goleiro espanhol Iker Casillas, 37 anos, 1,85m.
Haris Seferovic é do Benfica desde agosto de 2017, quando ganhou a Supertaça de Portugal, e antes jogou na Real Sociedad (Espanha) e no Eintracht Frankfurt (Alemanha). Destacou-se na juventude como campeão mundial e artilheiro sub-17, passando em seguida à seleção principal da Suíça, que defendeu na Copa do Mundo de 2014 e na Eurocopa 2016. O técnico Rui Vitória disse que “Seferovic é modelo de profissional pela dedicação e eficiência”.
LIDERANÇA DUPLA – O Benfica é o líder pelo saldo de gols (10), superior em apenas um gol ao Braga, que também soma 17 pontos e tem 5 vitórias e 2 empates. O Porto, com a segunda derrota, tem 15 pontos, mas não perdeu a terceira colocação porque o Sporting foi derrotado (4 x 2), também neste domingo (7) pelo Portimonense. O domingo foi de muita festa na freguesia de São Domingos de Benfica, onde está localizado o estádio da Luz.
ARTILHEIRO BRASILEIRO – Há quase 10 anos no futebol de Portugal, onde começou em 2010 no Leixões e depois jogou no Tondela, Portimonense e Marítimo, antes de assinar com o Braga em 2017, Dyego Sousa, 29 anos, nascido no Maranhão, é o artilheiro da Primeira Liga, como é tratado o Campeonato Português. Ele nasceu em 14 de setembro de 1989 em São Luis, mas começou a carreira no Operário de Ponta Grossa, a 100 km de Curitiba.
Foto: Francisco Leong / AFP