Foto: Cassiane Seghatti
 
 
Braulio Machado, da Federação Catarinense, substituirá Sandro Meira Ricci, que se aposentou após a Copa 2018, no quadro de árbitros da Confederação Sul-Americana em 2019. Ele apitará neste primeiro sábado de dezembro, no estádio Independência, em Belo Horizonte, Atlético Mineiro x Botafogo, na abertura da última rodada do Brasileirão. Braulio, 39 anos, catarinense de Laguna, professor de educação fisica, entrou na CBF em 2009 e é aspirante à Fifa desde 2015. 

Foto: Braulio Machado, da Federação Catarinense / http://jinews.com.br

 
Braulio Machado foi o primeiro a apitar com ajuda do árbitro de video, na final do Campeonato Catarinense, Chapecoense x Figueirense, e na final da Copa do Brasil, Santos x Cruzeiro. Foi o recordista de cartões em um único jogo do Brasileirão 2018, em Palmeiras 1 x 1 Flamengo, no Allianz Parque, em São Paulo, onde mostrou oito amarelos e quatro vermelhos. Sandro Meira Ricci, 44 anos, mineiro de Poços de Caldas, foi da CBF desde 2006 e da Fifa de 2011 a 2018. Atuou nas Copas de 2014 e 2018 e nos Jogos Olímpicos 2016.
TESTES FÍSICOS – Dos nove árbitros selecionados pela Confederação Sul-Americana de Futebol para os testes de avaliação fisica, entre 25 e 29 de janeiro, em Luque (Paraguai), outros três apitarão na rodada final do Brasileirão 2018: Wilton Sampaio, da Federação Goiana, em Chapecoense x São Paulo; Anderson Daronco, da Federação Gaúcha, em Sport x Santos, e Ricardo Ribeiro, da Federação Mineira, em Grêmio x Corinthians.
OS OUTROS árbitros para os jogos das Copas Libertadores e Sul-Americana em 2019 são Wagner Magalhães, da Federação do Rio; Dewson Freitas, da Federação Paraense; Rodolfo Marques, da Federação Paranaense; Wagner Reway, da Federação do Mato Grosso, e Luis Flavio Oliveira, da Federação Paulista.
UMA SEMANA – No próximo sábado (8) será eleito o presidente do Flamengo para o triênio 2019/20/21. Dois candidatos aparecem como os mais cotados: Rodolfo Landim e Ricardo Lomba, apoiado pelo presidente Eduardo Bandeira de Melo, que deixa o cargo.

Foto: mg.superesportes.com.br

 
ZAGALLO – Ponta-esquerda do primeiro tricampeonato do Flamengo no Maracanã – 53-54-55 -, Zagallo conheceu ontem (sexta, 30) o Centro de Treinamento George Helal, em Vargem Grande, que será inaugurado neste sábado (1). Logo na entrada, uma estátua de Zico – maior ídolo e artilheiro do clube – e de Júnior, o que mais vestiu a camisa rubro-negra.

Foto: Arthur Dallegrave/Juventude

 
CONFIANÇA – Mesmo com o rebaixamento para a Série C em 2019, o Juventude, de Caxias do Sul, renovou o contrato, ontem (30), com o técnico Luis Carlos Winck, 55 anos, ex-lateral do Internacional e do Vasco, campeão brasileiro em 1989. Outras duas renovações já haviam sido anunciadas: Renato Gaúcho com o Grêmio e Rogerio Ceni com o Ceará, campeão da Série B.

Foto: flamengorj.com.br

DESPEDIDA – O meia-atacante Lucas Paquetá, 21 anos, faz hoje (sábado, 1) o último jogo pelo Flamengo, que o formou na base – 2007 a 2016 -, e deixa o clube, para jogar no Milan, após 95 jogos como profissional, de 2016 a 2018. Paquetá admitiu medo ao sair, sem saber que ambiente vai encontrar no time italiano.

Foto: Reprodução FOX

INVASÃO – O Centro de Treinamento do Fluminense, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi invadido ontem (30) por um grupo de torcedores, ofendendo jogadores, dirigentes e ameaçando jornalistas. A segurança demorou a intervir e não o fez com o rigor que os invasores mereciam. Pena que a polícia não tenha sido acionada.

Foto: m.futebolinterior.com.br

RENOVAÇÃO – O Palmeiras, campeão brasileiro, anunciou ontem (30) a renovação do contrato dos goleiros Fernando Prass (40), 1,91m, no clube desde 2012, com 264 jogos, e Jailson (37), 1,88m, no clube desde 2014, com 75 jogos, reservas de Weverton, medalha de ouro Rio 2016. O zagueiro Edu Dracena (37), 1,87m, 105 jogos desde 2016, também assinou novo contrato até dezembro de 2019.
 
RECORDE – A venda do meia Arthur, 20 anos, por cinco milhões de reais ao Palmeiras, é o novo recorde do futebol cearense. O campeão brasileiro terá 50% dos direitos econômicos, e o Ceará a outra metade, perdendo 20% do valor que detinha (70%). Paraibano de Campina Grande, Arthur, 1,86m, é o artilheiro de 2018 do time, que se manteve na Série A.

Foto: Reprodução / Dorados

MARADONA EXPULSO – Técnico do Dorados, de Culiacán, capital do estado de Sinaloa,  na costa do Golfo da Califórnia, Maradona foi expulso da área técnica, após discutir e tentar agredir Alfonso Sosa, técnico do San Luis, que perdeu (1 x 0) o primeiro jogo do acesso à Série A mexicana, na noite de ontem (30), no estádio Banorte. O jogo foi assistido pelo ex-pugilista Julio Cesar Chavez, campeão mundial em três categorias diferentes e que se manteve invicto em 90 das 107 lutas, com dois empates e só três derrotas. Chavez nasceu em Culiacán e é torcedor do Dorados.

Foto: samfordcrimson.com / Getty

BOLA DE OURO – Luka Modric, meio-campo do Real Madrid e vice-campeão mundial com a Croácia, é o favorito à Bola de Ouro, que será entregue segunda (3), em festa promovida anualmente pela revista France Football. Ele já ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2018 e o prêmio The Best (O Melhor), da Fifa, na festa em Londres. A alagoana Marta, eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, estará concorrendo.

Foto: Portual sub-17 / desporto.sapo.pt

BRASIL GOLEADO – A seleção brasileira sub-17 foi goleada (4 x 1) pela seleção de Portugal, na noite de ontem (30) no Torneio da Flórida, um dos 50 estados dos Estados Unidos, visitado todos os anos por milhares de turistas de várias partes do mundo.

Foto: rotadosertao.com

MARCELO CABO – O técnico carioca renovou contrato ontem (30) com o CSA, de Maceió, que classificou para a Série A do Brasileirão 2019. Marcelo Cabo recebeu a renovação como presente antecipado do aniversário de 52 anos que vai comemorar na próxima quinta (6).

Foto: Roberto Vinícius / Estadão Conteúdo

JAEL RENOVOU – Depois dos zagueiros Kannemann e Geromel e do técnico Renato Gaúcho, o Grêmio também acertou a renovação do contrato do atacante Jael, 30 anos, mato-grossense de Várzea Grande. Em dois anos no clube, Jael ganhou três títulos: o campeonato gaúcho, a Libertadores e a Copa do Brasil.