A SUPERCOPA DO BRASIL que Atlético Mineiro e Flamengo disputarão neste domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá, é diferente das duas decisões anteriores. O Flamengo, bicampeão brasileiro em 2019 e 2020, venceu o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil em 2019, por 6 x 5, nos pênaltis, e ganhou do Atlético Paranaense, campeão da Copa do Brasil em 2020, por 3 x 0.

DESTA VEZ, O ATLÉTICO MINEIRO disputa a Supercopa como campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, enquanto o Flamengo entra como vice-campeão brasileiro, como prevê o regulamento da CBF, se o mesmo time ganhar as duas competições. Os dois títulos não garantem ao campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil nenhuma vantagem.

O ATLÉTICO, CAMPEÃO BRASILEIRO, teve mais 13 pontos que o vice-campeão Flamengo (84 a 71); mais 5 vitórias (26 a 21) e o mesmo saldo de gols (33), com a única diferença de que marcou menos 2 gols que o Flamengo (67 a 69). O Atlético sofreu 6 derrotas e o Flamengo, 9. Hulk, artilheiro do campeonato, marcou mais 5 gols que Michael, artilheiro do Flamengo (19 a 14).

NA COPA DO BRASIL, o Atlético Mineiro goleou o vice-campeão Athletico Paranaense por 4 x 0, no Mineirão, e confirmou o título com a vitória por 2 x 1, na Arena da Baixada. Além de campeão, o Atlético Mineiro também teve o artilheiro da Copa do Brasil, Hulk, com 8 gols. O Flamengo foi eliminado na semifinal pelo Athletico Paranaense, com 2 x 2 em Curitiba e 3 x 0 no Maracanã. 

NA DECISÃO DESTE DOMINGO (20), a Arena Pantanal receberá pouco mais de 30 mil torcedores, o equivalente a 80% de sua capacidade de 43 mil lugares. Com o mau tempo e perspectiva de chuva forte, como aconteceu ontem (19), na chegada das equipes a Cuiabá, Atlético Mineiro e Flamengo poderão ter a qualidade técnica de suas equipes bem prejudicada pelas condições do gramado.

BOM LEMBRAR: na Copa do Mundo de 2014, segunda realizada no Brasil, a Arena Pantanal recebeu quatro jogos de seleções inexpressivas: Chile 3 x 1 Austrália, Rússia 1 x 1 Coreia do Sul, Nigéria 1 x 0 Bósnia e Hezergovina e Colômbia 4 x 1 Japão. Multiuso, a Arena Pantanal foi orçada em R$455 milhões, mas o custo final da obra ficou em torno de R$650 milhões.

O FLAMENGO LEVOU 30 JOGADORES, só mais 1 que o Atlético Mineiro. A Supercopa do Brasil será decidida por técnicos estrangeiros: Paulo Sousa, português, e Antonio Mohamed, argentino, têm 51 anos, foram atacantes e são técnicos sem brilho, com currículo inexpressivo. O português ganhou o campeonato de Israel com o Maccabi Tel Aviv, e o argentino, a Copa Sul-Americana com o Independiente.

ATLÉTICO E FLAMENGO não anteciparam com precisão as escalações, preferindo deixar dúvidas quanto a algumas posições. Anderson Luis Daronco, gaúcho de 41 anos, professor de educação fisica, árbitro FIFA desde 2015, foi o único a interromper um jogo no Brasil – Vasco x São Paulo, em agosto de 2019 -, por cânticos homofóbicos de torcedores do Vasco. A decisão mereceu elogios da CBF. O empate leva a decisão da Supercopa do Brasil à prorrogação. E aos pênaltis.

Foto: Lance!