Foto: site mg.superesportes.com.br
Cinco dias depois do seu aniversário, comemorado quarta-feira (5), o técnico Oswaldo de Oliveira, 68 anos, carioca de Padre Miguel, foi carregado pelos jogadores do Urawa Reds, após ganhar, pela terceira vez, a Copa do Imperador do Japão, com a vitória (1 x 0) sobre o Vegalta Sendai, diante de 60 mil torcedores, no estádio Saitama 2002, inaugurado no ano em que o Brasil ganhou pela última vez a Copa do Mundo.
GRATO A ZICO – As duas conquistas anteriores foram em 2006-07 com o Kashima Antlers, seu primeiro clube no Japão, por indicação de Zico, maior artilheiro e que ganhou estátua em tamanho natural, em frente ao estádio do clube. Oswaldo de Oliveira foi o técnico do tricampeonato japonês do Kashima, em 2007-08-09, quando também ganhou o prêmio de melhor das três temporadas. O gol do título deste domingo (9) foi do zagueiro Tomoya Ugajin, de fora da área, no ângulo.
COPA DA ÁSIA – Oswaldo de Oliveira garantiu com a Copa do Imperador, segundo torneio mais importante do futebol japonês, a disputa da Supercopa com o campeão da J-League e por extensão a vaga na Copa da Ásia. Bom lembrar que o técnico dirigiu os quatro grandes do Rio – Vasco, 2000; Fluminense, 2001-02; Flamengo, 2003 e 2015, e Botafogo, campeão carioca 2013 -, e no Corinthians foi campeão paulista e brasileiro em 99 e do Mundial de clubes 2000, derrotando o Vasco na final no Maracanã.
RENOVAÇÃO – Com o trabalho reconhecido e os valores aumentados, Oswaldo de Oliveira já acertou a renovação do contrato com o Urawa Reds para a temporada de 2019. O técnico faz questão de dizer que ainda é cedo para mudar de função no futebol: “Sei que alguns colegas passam a ser gerentes, mas eu ainda me sinto bem como treinador e devo continuar mais algum tempo”. Saitama é uma das regiões mais calmas do Japão e um dos pontos de atração da bela ilha de Honshu.