GOIÁS 1 x 1 CRUZEIRO, na noite de ontem (7), no estádio da Serrinha, em Goiânia, completando a rodada 22, foi bom para o Botafogo, mesmo voltando ao quarto lugar, porque ficou só com menos um ponto (38 a 39) que o Goiás, que recuperou o terceiro lugar, mas ficou com menos uma vitória que o Botafogo (10 a 11). Entretanto, surgiu um problema inesperado para tirar a tranquilidade do Botafogo e de seu técnico, passível de nova suspensão amanhã (9).

QUER MAIS – Logo em seu jogo de estreia, em 24 julho, no estádio Batistão, em Aracaju, onde o Botafogo venceu pela primeira vez fora de casa – 1 x 0 no Confiança -, Enderson Moreira foi expulso por ofender o quarto árbitro Michael Freitas. Suspenso em 20 de agosto, não pôde ficar na área técnica, nos jogos com CSA e Vila Nova, mas a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entrou com recurso e pediu revisão da suspensão só por dois jogos.

SEIS JOGOS – Enderson Moreira foi suspenso por dois jogos pela Quinta Comissão Disciplinar, mas o recurso impetrado pela Procuradoria do STJD é para aumentar a punição para o máximo de seis jogos, por ser reincidente, o que o obrigaria a cumprir mais quatro jogos, já a partir do próximo sábado (11), quando o Botafogo joga com o Londrina, no estádio Nilton Santos. O julgamento está marcado para amanhã (9), com início por volta das 11 horas. 

UM PONTO – Com 38 pontos, o Botafogo tem um ponto a mais que o Avaí, quinto com 37 pontos, e mais uma vitória (11 a 10), mas estão iguais no saldo de gols (8). O Avaí abriu a rodada 23 vencendo o Vasco por 2 x 1. O Guarani, sexto com 37 pontos, também já jogou na rodada – 1 x 0, ontem (7), no CSA -, está igual em pontos e em vitórias ao Avaí, mas em desvantagem no saldo de gols (7). 

VICE-LÍDER – O Botafogo pode terminar a rodada 23 na vice-liderança, com 41 pontos, a 4 do líder Coritiba(45), se vencer o Londrina, sábado (11), no estádio Nilton Santos, desde que o CRB, com 40, empate em Maceió com o Goiás, que também ficaria com 40. CRB e Botafogo ficariam iguais em pontos (41), mas o Botafogo teria a vantagem de mais uma vitória (12 a 11). 

OUTRA MUDANÇA – Sétimo com 35 pontos, o Náutico pode subir duas posições e terminar a rodada 23 em quinto lugar, ultrapassando Guarani, sexto com 37, que cairia para o sexto lugar, e Avaí, quinto com 37, que desceria para o sexto lugar. Nesse caso, o Náutico ficaria com 38 pontos, igual ao Botafogo, que não poderia deixar de vencer o Londrina para assegurar a permanência no G-4 e manter vantagens em vitória, primeiro item de desempate, e saldo de gols.

VASCO – Nono com 32 pontos e 9 vitórias, depois de perder na abertura da rodada para o Avaí por 2 x 1, o Vasco só cairá uma posição se o Operário, décimo com 32 pontos e 9 vitórias, ao menos empatar com o Sampaio Corrêa, oitavo com 34 pontos, sábado (11), no estádio Castelão, em São Luis do Maranhão. 

LIDERANÇA – Mesmo o artilheiro Leo Gamalho não aproveitando duas cobranças de pênaltis, defendidas pelo goleiro Ruan Carneiro, o Coritiba manteve a liderança isolada, com 45 pontos e 13 vitórias, ao golear (4 x 0) o Brusque, na noite de ontem (7), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Os gols foram de Igor Paixão, Luciano Castan, Mateus Sales e Leo Gamalho, que passou a dividir a artilharia da Série B com o carioca Edu, do Brusque, com 11 gols. 

Foto: Lance!