O TÉCNICO ARGENTINO Ramon Diaz, ex-meia-atacante de 63 anos, estreia com obrigação de vencer o Athletico Paranaense, na noite deste domingo (23), para tirar o Vasco da lanterna, com 9 pontos, após o América Mineiro subir para penúltimo com 10, depois do 1 x 1 com o Flamengo. Com o pior ataque – 11 gols em 14 jogos -, o Vasco volta a São Januário, sem público, após duas semanas, e depois de quatro derrotas por 1 x 0 para Bahia, Santos, Goiás e Cruzeiro.
ALÉM DA NOVA CAMISA preta, com faixa diagonal branca e a cruz de malta vermelha, a novidade do Vasco é a estreia do volante chileno Gary Medel, de 35 anos, desde 2011 na Europa. Ele foi da Inter de Milão – 109 jogos, 1 gol -; do Besiktas, da Turquia – 76 jogos, 1 gol -, e do Bologna, 9º do Campeonato Italiano 2022-23, em 101 jogos, com 1 gol. Com a venda de Pedro Raul ao mexicano Toluca, Figueiredo comandará o ataque, até que o Vasco contrate o substituto.
A ÚLTIMA VITÓRIA DO VASCO foi sobre o Cuiabá por 1 x 0, gol do meia Jair, de pênalti, no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, ao cumprir o primeiro jogo como mandante, após a interdição de São Januário, devido aos distúrbios provocados pelos torcedores, depois da derrota para o Goiás. A provável escalação para o jogo com o Athletico Paranaense: Leo Jardim, Puma, Maicon, Leo e Pitton; Medel, Jair e Zé Gabriel; Orellano, Figueiredo e Gabriel Pec.
AINDA NÃO HÁ DATA para o América x Vasco da 15ª rodada, adiado devido ao jogo da equipe mineira na Copa do Brasil, nem quando poderá voltar a ter público em São Januário. Em princípio, o jogo da 18ª rodada com o Grêmio, domingo, 6 de agosto, poderá ser com ingresso só para mulheres, não filiadas a torcidas organizadas; menores até 12 anos, e deficientes físicos. A Justiça se mantém inflexível quanto à liberação do estádio de São Januário.
O ATHLETICO PARANAENSE, único com técnico interino, Wesley Carvalho, estará completo: Bento, Khellven, Zé Ivaldo, Mateus Felipe e Esquivel; Erick, Fernandinho e Christian; Vitor Bueno, Vitor Roque e Agustin Canobbio. O Athletico é 8º com 23 pontos, 7 vitórias, 2 empates e sofreu cinco das seis derrotas como visitante, três sem fazer gol: 0 x 2 com Fluminense e Bragantino, e 0 x 1 com o Fortaleza. A única vitória fora de casa foi sobre o Internacional por 2 x 0.
O VASCO, ÚLTIMO COLOCADO, só ganhou 9 pontos dos 42 disputados, e com o mando de campo, empatou (2 x 2) com o Palmeiras, depois de estar em vantagem por 2 x 0, e foi goleado pelo Flamengo (4 x 1), no Maracanã. A vitória sobre o Atlético por 2 x 1, no Mineirão, no já distante 15 de abril, quando o Brasileiro começou, foi animadora, mas desde então o Vasco só entrou em declínio, até chegar à última colocação.