Escolha uma Página

DEPOIS DE 61 VITÓRIAS EM 99 jogos no comando de Portugal, o técnico Fernando Santos, lisboeta de 68 anos, estreou mal na direção da Polônia, derrotada na noite de ontem (24), na Arena Eden, em Praga, por 3 x 1, pela República Tcheca, que havia perdido cinco dos últimos seis jogos. Os dois primeiros gols em dois minutos.

FERNANDO SANTOS é o segundo técnico português consecutivo da Polônia, depois que Paulo Sousa pagou multa para rescindir o contrato e acertar com o Flamengo, onde ficou de fevereiro a junho de 2022 e não foi além de 19 vitórias em 32 jogos. A exibição da seleção polonesa recebeu duras críticas dos jornais da capital Varsóvia.

TODOS OS GOLS da República Tcheca foram de jogadores do Sparta Praga, maior campeão (21 títulos): o meia Ladislav Krejci, logo no primeiro minuto; e os atacantes Tomas Cvancara, dois minutos depois, e Jan Kuchta, aos 39. O meia Damian Szymanski, que joga no AEK da Grécia, fez o gol da Polônia aos 43 do 2º tempo.

                                       VITÓRIA DA SELEÇÃO MAIS VELHA

QUARTA SELEÇÃO mais velha da Europa, com idade média de 29,4 anos, mas com o técnico mais jovem, Domenico Tedesco, ítalo-alemão de 37 anos, a visitante Bélgica venceu ontem (24) a Suécia por 3 x 0, com três gols de Lukaku, na Arena da Amizade, em Solna, município de Estocolmo, onde o Brasil ganhou a Copa de 1958.

EM SEU 98º JOGO, com 25 gols, desde 2010, o meia Kevin De Bruyne, de 31 anos, um dos mais técnicos do mundo, usou pela primeira vez a braçadeira de capitão da seleção belga. A Suécia também estreou capitão, o zagueiro Victor Lindelof, de 28 anos, três vezes campeão no Benfica, e desde 2017 no Manchester United.

APESAR DA DERROTA, o atacante Ibrahimovic foi ovacionado pelos 50 mil suecos, ao substituir o ponta Isac, aos 38 do 2º tempo, depois de um ano e dois meses sem jogar pela seleção, devido à cirurgia no joelho. Ibrahimovic tornou-se o mais velho de uma seleção em jogos eliminatórios da Europa, aos 41 anos e 5 meses.

ZLATAN IBRAHIMOVIC, natural de Malmo, bela cidade portuária do Sul da Suécia, bateu o recorde do ex-goleiro italiano Dino Zoff, que jogou a Eurocopa com 41 anos e 3 meses, que por sua vez havia superado os 40 anos e 2 meses do goleiro húngaro Gábor Kiraly, na Eurocopa de 2016. Ibrahimovic está voltando aos poucos no Milan.

                                               ESPANHA ESTREIA TÉCNICO

APÓS A MÁ CAMPANHA na Copa de 2022, a Espanha trocou o ex-meia Luis Enrique Martinez pelo ex-lateral Luis de la Fuente, de 61 anos, que estreia como técnico em casa, no jogo de hoje (25) com a Noruega, no estádio La Rosaleda, em Malaga, sexta maior cidade da Andaluzia, na costa Sul da Espanha, a 533 km da capital Madrid.

LUIS DE LA FUENTE ganhou a confiança da Real Federação Espanhola de Futebol, após o 2º lugar nos Jogos Olímpicos de 2020, disputados em 2021 no Japão, devido à pandemia, e assumiu a seleção principal em dezembro de 2022. Por sua vez, a Noruega não terá o fenômeno Haaland, dos maiores goleadores atuais do mundo.

Foto: REUTERS/David W Cerny / Maisfutebol IOL