POR FALAR EM “ROUBO”, ao ser expulso na derrota do Palmeiras por 1 x 0 para o Grêmio, na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, 5ª feira, 21 de setembro, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o técnico português Abel Ferreira, de 44 anos, foi suspenso nesta 3ª feira (10), por dois jogos, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Abel Ferreira é o técnico recordista de punições do Campeonato Brasileiro de 2023, com 54 cartões: 46 amarelos, 8 vermelhos.

QUANDO O BRASILEIRO recomeçar, após os jogos da seleção nas datas Fifa das eliminatórias, Abel Ferreira será substituído na área técnica pelo auxiliar João Martins, nos jogos da 27ª rodada com o Atlético Mineiro, 5ª feira (19), no Allianz Parque, em São Paulo, e da 28ª rodada com o Coritiba, domingo (22), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. O Palmeiras, 4º, com 44 pontos, perdeu os três últimos jogos: para o Grêmio (1 x 0), e de virada (2 x 1)) para o Bragantino e o Santos.

A PRESIDENTE Leila Pereira não questiona nem pune o técnico. Na opinião dela, “as reações de Abel Ferreira são próprias de quem quer o Palmeiras sempre ganhando”, e ressalta também que “o técnico reage com razão porque seu trabalho tem sido várias vezes prejudicado”. Leila age com pulso firme, sem precisar elevar o tom de voz, e já esteve, mais de uma vez, pessoalmente, na CBF, “para cobrar pelos erros dos árbitros, que continuam errando”.

O SUPERIOR TRIBUNAL de Justiça Desportiva é composto pelo Tribunal Pleno e por seis Comissões Disciplinares, cada qual com seis auditores (um suplente). O Pleno, última instância da justiça desportiva, é composto por nove auditores: dois indicados pela CBF; dois pela sociedade civil, representada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); dois pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol; dois pelos clubes e um pelo Sindicato dos Árbitros.

AS DECISÕES de primeira instância podem ter efeito suspensivo, por ordem do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que também tem o poder de reverter 50% das penas em multas ou cestas básicas. Efeito suspensivo é uma imoralidade que só existe no futebol brasileiro, que deveria punir com o máximo rigor, tal como nos campeonatos europeus. Na Inglaterra, por exemplo, cartão vermelho direto, três jogos de suspensão. Sem efeito suspensivo.

Fotos: Cesar Greco/Palmeiras