Escolha uma Página

O ATACANTE Gabriel Jesus, paulistano de 26 anos, do Arsenal de Londres, foi convocado para a vaga do ponta Antony, paulistano de 23 anos, do Manchester United, cortado da seleção, por denúncia da ex-namorada Gabriela Cavallin, DJ e influencer paulista de 23 anos, que em depoimento na Polícia Civil e na 5ª Delegacia da Defesa da Mulher, em São Paulo, disse ter sido agredida fisicamente e psicologicamente por Antony, de quem fez aborto de um filho aos três meses.

ANTONY é o terceiro caso de desconvocação da primeira lista de 23 do técnico Fernando Diniz, mineiro de 49 anos, interino da seleção, que pouco antes da primeira convocação, na 2ª feira, 16 de agosto, classificou como “incipiente” o caso de Antony. O técnico só não teve como evitar o corte do meia Lucas Paquetá, de 26 anos, do West Ham, envolvido em esquema de apostas de jogos na Inglaterra, nem o do goleiro Bento, de 24 anos, do Athletico Paranaense, por lesão muscular, substituído por Lucas Perri, do Botafogo.

O CASO POLICIAL, envolvendo Antony e Gabriela Cavallin, já se arrasta desde junho de 2022, quando ela disse ter sofrido a primeira agressão, ao sair de uma boate em São Paulo: “Com o carro em movimento, ele ameaçou abrir a porta e me empurrar, e disse que eu não ficaria com ninguém, se não ficasse com ele, porque ele também morreria, junto comigo e o nosso filho”. Ela revelou que voltou a ser agredida ao retornar à Holanda, quando Antony ainda jogava no Ajax”.

A EX-MULHER de Antony disse também que “ele voltou a me agredir com cabeçada e soco no peito, descolando a prótese de silicone, o que me obrigou a ter que fazer nova cirurgia. Gabriela revelou ter conhecido Antony em junho de 2021, quando foi morar com ele em Amsterdam, onde engravidou em março de 2022, e que em junho, já grávida, sofreu a primeira de muitas agressões. O caso continua se desenrolando na esfera policial.

ANTONY Mateus dos Santos chegou ao São Paulo aos 10 anos, estreou como profissional em 2018, fez 6 gols em 52 jogos e foi vendido ao Ajax por 29 milhões de euros em 2020. Depois de 82 jogos e 25 gols, saiu do Ajax em agosto de 2022 por 100 milhões de euros, maior venda do Ajax e segunda maior compra do Manchester United, depois de pagar 105 milhões de euros à Juventus por Paul Pogba, então aos 23 anos, destaque de quatro títulos italianos consecutivos.

ANTONY foi campeão do torneio de Toulon de 2019 pela seleção Sub-23 e campeão dos Jogos Olímpicos de 2021 em Tóquio. Disputou os três primeiros jogos da Copa do Mundo de 2022, mas não passou de 2 gols e 16 jogos pela seleção principal. Embora considerado de temperamento difícil, o ponta não teve problema de relacionamento no Ajax nem no Manchester United, onde os padrões de disciplina são bem mais rigorosos.

GABRIEL JESUS, de 26 anos, convocado para a vaga de Antony, é paulistano do bairro do Limão, revelado no Palmeiras, com 28 gols em 83 jogos, vendido em 2016 ao Manchester City por 32 milhões de euros (R$121 milhões). Após 11 títulos – 4 consecutivos de campeão inglês -, ele saiu para o Arsenal de Londres, em julho de 2022, por 52 milhões de euros (R$289 milhões). Gabriel Jesus fez o 3º gol dos 3 x 1 de domingo (3) do Arsenal no Manchester United.

LUCAS PERRI, Raphael Veiga, André e Nino fizeram treino regenerativo no Mangueirão, pouco depois da chegada a Belém, onde os torcedores já compraram os 53 mil ingressos para o jogo de 6ª feira (8) com a Bolívia. Depois de falar em aposentadoria da seleção, após a eliminação na Copa de 2022, Neymar foi o único que chegou em avião próprio, dizendo que está pronto para o recomeço, por gostar do estilo de jogo do técnico: “O Diniz me convenceu a voltar à seleção”.

           4º JOGO DA SELEÇÃO NO MANGUEIRÃO

BRASIL x BOLÍVIA da próxima 6ª feira (8) será o quarto jogo da seleção no Estádio Mangueirão, o segundo pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, 18 anos depois de 3 x 0 na Venezuela, gols de Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano, em 12 de outubro de 2005. O primeiro jogo, em 9 de outubro de 1997, foi o amistoso com Marrocos, valendo como preparação para a Copa do Mundo de 2006, com 2 x 0, gols de Denilson.

A SELEÇÃO está de volta a Belém depois de 12 anos. O último jogo foi o Superclássico das Américas, ganho por 2 x 0, gols de Lucas Moura e Neymar. No entanto, o recorde de público do Mangueirão foi registrado na vitória do Remo sobre o Paysandu por 1 x 0, pela decisão do Campeonato Paraense de 1999, com 65 mil pagantes. O clássico Re-Pa, entre os de mais rivalidade da região Norte, é o mais importante do futebol do Pará, desde os tempos de Antonio Baena e Curuzu.

O NOME DO ESTÁDIO é Edgar Proença, em homenagem ao jornalista paraense, nascido em 4 de fevereiro de 1892, que foi diretor do Teatro da Paz e um dos fundadores do Paysandu, além de ter sido o nome mais importante da imprensa em sua época, criador da PRC-5 Rádio Clube do Pará. Mas o nome Mangueirão se tornou popular porque Belém é a cidade das mangueiras e o estádio foi criado sob essa inspiração, em formato de uma manga.

AS ELIMINATÓRIAS para a Copa do Mundo de 2026, primeira com 48 seleções e em três sedes, serão iniciadas 5ª feira (7), com Paraguai x Peru, Colômbia x Venezuela e Argentina x Equador. O outro jogo de 6ª feira (8) será Uruguai x Chile. Os jogos da 2ª rodada serão 3ª feira (12): Peru x Brasil, Bolívia x Argentina, Equador x Uruguai, Venezuela x Paraguai e Chile x Colômbia.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF)