Escolha uma Página

Foto: Onefootball

O Espanyol de Barcelona, que jamais foi campeão da Série A e em 118 anos só ganhou a segunda divisão, em 93-94, assumiu a vice-liderança do Campeonato Espanhol, a três pontos do Barcelona, ao vencer (1 x 0) o Atletico de Bilbao,  no jogo que completou a décima primeira rodada, na noite desta segunda (5), diante de 14.328 mil torcedores, no estádio Cornellà-El Prat, entre os municípios de Llobregat e El Prat, nos arredores de Barcelona.

QUINTA EM CASA – O gol da quinta vitória em seis jogos em casa foi do atacante Borja Iglesias, 25 anos, 1,87m, completando de cabeça o cruzamento do lateral Javi Lopez, aos 42 minutos do primeiro tempo, a parte do jogo mais intensa. Na carreira de 192 jogos, foi o gol 99 de Borja Iglesias, quatro meses depois de ter sido comprado do Celta de Vigo por 60 milhões de euros e de assinar contrato até 2020 com o Espanyol, com multa rescisória de 28 milhões de euros.

Foto: site diariolagrada.com

BOM TÉCNICO – Ao colocar o Espanyol na vice-liderança, o técnico Joan Francesc Ferrer, 48 anos, natural de Vilasar del Mar, pequeno município do noroeste da Catalunha, conhecido apenas como Rubi, apelido que ganhou na época de atacante, confirma ser bom técnico. Ele levou o modesto Huesca – lanterna da atual temporada – a participar pela primeira vez da Série A, 58 anos depois de ter sido fundado em 1960. Rubi já dirigiu Girona, Valladolid, Levante e Gijón.

BRASILEIRO – O atacante Léo Baptistão, 26 anos, nacionalidade espanhola e italiana, é de Santos e começou com Neymar na base da Portuguesa Santista, transferindo-se em 2011 para a Espanha. É o único brasileiro do Espanyol e na vitória da noite desta segunda (5), que levou o time à vice-liderança, foi substituído na metade do segundo tempo pelo argentino Pablo Piatti, 29 anos. Leonardo Carrilho Baptistão usa na camisa o nome Léo Baptistao, sem o til.

CAMPANHA – Tratado na Espanha pelas iniciais RCDE – Real Club Deportivo Espanyol -, o Espanyol é o segundo clube da cidade, fundado em 28/10/1900 por alunos da Universidade de Barcelona, tornando-se nove anos depois um dos fundadores da Real Federação Espanhola de Futebol, criada em 1909. O Espanyol, vice-lider, soma 21 pontos – 6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 15 gols pró, 8 contra – e o líder Barcelona, 24 pontos – 7 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 31 gols a favor e 14 gols contra.

REAL MADRID SEXTO – O Sevilha aparece em terceiro com 20 pontos, igual ao Alavés e ao Atlético de Madrid, do técnico argentino Diego Simeone,, mas com vantagem no saldo de gols. O Real Madrid, em queda livre desde a saída de Cristiano Ronaldo e do técnico Zinedine Zidane, é o sexto colocado em 11 rodadas com 17 pontos – 5 vitórias, 2 empates, 4 derrotas – e saldo de apenas dois gols, com 16 marcados e 14 sofridos, algo inédito em suas últimas campanhas.

O Atletico de Bilbao, derrotado esta noite pelo novo vice-líder, está em décimo sétimo com 10 pontos em 11 rodadas – 1 vitória,7 empates, 3 derrotas, 11 gols marcados e 16 sofridos -, sob o comando do técnico argentino Eduardo Berizzo, 48 anos, que antes treinou o Sevilha. O jornal português Record noticiou na época de sua saída, que o Sevilha o havia diagnosticado com câncer de próstata.