site meionorte.com
A situação de Neymar será analisada nesta terça (29), em Paris, pelos médicos do Paris Saint Germain e da seleção brasileira, que estarão reunidos na sede do campeão francês. O técnico Tite, na primeira entrevista em Paris, ontem (28), admitiu não convocar o atacante para a Copa América que será realizada em junho no Brasil. Tite foi bem objetivo: “Tudo vai depender da decisão dos médicos. Posso até perder o meu emprego na seleção, mas o mais importante é a saúde do Neymar”.
De acordo com o diagnóstico do médico do PSG, o problema que Neymar voltou a ter é semelhante ao que quase o afastou da Copa do Mundo, depois de ter sido atingido no quinto metatarso do pé direito. O médico afastou a possibilidade de Neymar disputar o primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões, dia 12 de fevereiro, com o Manchester United, mas não descartou a hipótese de que o atacante, de 26 anos, seja submetido a outra cirurgia.
PESSIMISMO – O técnico do Paris Saint Germain, Thomas Tuchel, alemão de 45 anos, que comanda o time desde maio de 2018, disse a Tite, em conversa reservada, que “Neymar está abatido, triste e pessimista com relação à convocação para a seleção”. Tuchel e Tite conversaram domingo (27) após a goleada (4 x 1) do líder PSG – 56 pontos, 13 à frente do vice Lille (43) – sobre o Rennes, décimo com 30 pontos, no Parque dos Príncipes.
PARABÉNS À LENDA – Em repouso, de acordo com a recomendação médica, Neymar não participou da festa de ontem (28) do aniversário do goleiro italiano Gianluigi Buffon, que comemorou 41 anos. Em seu instagram, o atacante postou duas fotos com Buffon e escreveu: “Gigi, feliz aniversário, lenda. Que Deus abençoe sua vida sempre. É uma honra tê-lo como companheiro de equipe e fazer parte de sua história maravilhosa”. Buffon é do PSG desde julho de 2018, quando assinou por um ano.
GIANLUIGI BUFFON, nascido em 28/1/78, em Carrara – cidade famosa pela produção do melhor mármore do mundo -, está completando 24 anos de carreira, que começou em 1995 no Parma. De 2001 a 2018 disputou 509 jogos pela Juventus e ganhou 11 campeonatos italianos, os últimos sete consecutivos. Atuou em todas as categorias da seleção italiana, da sub-16 a sub-23, e é o recordista de jogos (176) na principal, em que foi campeão do mundo em 2006. Um dos gestos marcantes da bela carreira de Buffon: em todos os jogos pela Juventus, ele leiloou a braçadeira de capitão para instituições de caridade.
ZAGUEIROS – A Juventus ficará um mês sem Leonardo Bonucci, zagueiro de 31 anos, devido à torção do tornozelo logo no início da vitória (2 x 1) do último domingo (27), em Roma, sobre a Lazio. O técnico Massimiliano Allegri vai escolher o substituto para o jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, dia 20, na Inglaterra, com o Manchester United. A Juventus vendeu por 10 milhões de euros o zagueiro franco-argelino Medhi Benatia, 31 anos, para o Al-Duhail, do Catar.
PHILIPPE COUTINHO – O meia carioca do Barcelona e da seleção brasileira não vem jogando bem, como ainda aconteceu domingo (27), nos 2 x 0 sobre o Girona. O técnico espanhol Ernesto Valverde o manteve até o fim, mas Coutinho não fez boa apresentação. Os próprios companheiros consideram que ele tem andado sem alegria e bem abatido, diferente do início no clube em que se mostrou muito comunicativo.
PRIMEIRA DERROTA – O Alavés sofreu a primeira derrota em seu estádio Mendizorroza, diante de 13.982 pagantes, na noite de ontem (28), para o Rayo Vallecano (1 x 0, gol de cabeça de Raul de Thomás, atacante de 23 anos, emprestado pelo Real Madrid), no jogo que encerrou a rodada 21 de La Liga, como é tratado o Campeonato Espanhol, em que são rebaixados os três últimos. Com a vitória, o time de Vallecas, subúrbio de Madrid, saiu da zona de rebaixamento, ocupada por Celta de Vigo, Villarreal de San Sebastián e Huesca, pela primeira vez na Série A, mas com volta certa à Série B na temporada 2019-2020.