A CONVOCAÇÃO DE PEDRO, esperada e justa, não é novidade entre os nove atacantes que compõem a lista de 26 nomes desta 6ª feira (9), para os amistosos de 23 e 27, na França, com Gana e Nigéria. O técnico Tite, seguro e tranquilo na análise, fez questão de lembrar que “Pedro já fez parte e já jogou”.

TITE FOI BEM CLARO ao lembrar que “Pedro estava convocado antes de Richarlison e não veio”. O técnico não fez referência, mas quem tem boa memória se lembra que o Flamengo, antes dos Jogos Olímpicos de 2020, adiados para 2021, devido à pandemia, pediu para que Pedro não fosse convocado.

O TÉCNICO RESSALTOU as virtudes de Pedro: “Ele é especificamente um 9, de área terminal. Pedro é aquele jogador da última bola, da conclusão. É o Fred atual. O Pedro tem grande capacidade de construção, e quando joga com equipes muito fechadas, precisa de jogadas laterais, que permitam gol de cabeça, como se viu no jogo com o Velez”.

TITE TAMBÉM deixou claro que as caracteristicas de Pedro serão preservadas: “Vamos utilizá-lo na seleção tal qual ele é aproveitado no Flamengo. Não podemos mudar, se não estaremos prejudicando o rendimento dele. Faz parte, desde sempre, da nossa linha de conduta, respeitar o atleta em todos os níveis”.

OS OUTROS OITO ATACANTES CONVOCADOS: Antony (Manchester United), Firmino (Liverpool), Rodrygo e Vinicius Jr (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona), Mateus Cunha (Atlético de Madrid) e Neymar (PSG). Os três goleiros mantidos: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).

AO CONVOCAR APENAS um lateral-direito, Danilo, da Juventus, o técnico destacou: “O Militão (zagueiro do Real Madrid) também joga na lateral”. Na esquerda, Tite convocou Alex Sandro, também da Juventus, que pode atuar também na direita, assim como Alex Telles, do Sevilha, outro convocado para a lateral-esquerda.

ENTRE AS NOVIDADES, os zagueiros Ibañez, gaúcho de 25 anos, 1,86m, destro, que também é volante da Roma, e Bremer, baiano de 25 anos, 1,88m, da Juventus, que pagou 41 milhões de euros (R$215 milhões) ao Torino, em julho. Ibañez é seguido desde a base e merece elogios de Mourinho, que nos atendeu muito bem.

THIAGO SILVA, do Chelsea; Marquinhos, do PSG, e Militão, do Real Madrid, têm histórico na seleção e continuam figurando entre os melhores zagueiros do futebol europeu, o que dispensa outro comentário sobre estarem na lista de convocados. Tite voltou a dizer que “são do mais alto nível, acima de qualquer análise”.

SOBRE A CONVOCAÇÃO de Everton Ribeiro e a ausência de Phelippe Coutinho, o técnico falou: “Altamente criativos em um setor onde há outros nomes de peso, tornando a concorrência muito forte”. Outros meias chamados: Bruno Guimarães (Newcastle), Paquetá (West Ham), Fabinho (Liverpool), Fred e Casemiro (Manchester United). 

TITE NÃO DEIXOU DE FALAR sobre o lateral Arana, do Atlético, que será operado do joelho, após a falta dura que sofreu na última 4ª (6), no jogo com o Bragantino, no Mineirão: “Passamos toda energia, pedimos que entenda o momento e que tenha força e fé para superar o problema e voltar ainda mais forte”.

OS ÚLTIMOS AMISTOSOS antes da Copa serão na França: dia 23 com Gana, no estádio Oceáne, em Le Havre, e dia 27 com a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris. Gana está no Grupo H, com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul. A Tunísia, no Grupo D, com Austrália, Dinamarca e França, atual campeã.

Foto: Reprodução Redes Sociais e Lance!