Escolha uma Página

O Villarreal Club de Fútbol, sétimo do Campeonato Espanhol, ganhou a Liga Europa, primeiro título internacional de sua história de 98 anos, ao vencer por 11 a 10 nos pênaltis o Manchester United, vice-campeão da Inglaterra, após 1 x 1 em 120 minutos, em final emocionante na noite de ontem (26), em Gdansk, cidade portuária da Polônia, a 340 km da capital Varsóvia. Inspirados no sucesso dos Beatles, os torcedores passaram a tratar o time como Submarino Amarelo em 1967.

TERCEIRA DIVISÃO – Quando o Villarreal subiu para a terceira divisão do Campeonato Espanhol, em 1967, Submarino Amarelo era um dos sucessos da banda de Liverpool, liderada por John Lennon e considerada a mais influente de todos os tempos. A banda de rock espanhola Los Mustangs, de Barcelona, fez a versão da música, que os torcedores cantavam no estádio La Cerâmica, e depois continuaram cantando em todos os jogos, porque aumentava a motivação dos jogadores. O time usava camisa branca e calção preto desde a fundação e passou a jogar todo de amarelo.

EMOCIONANTE – A final da Liga Europa 2020-2021 foi emocionante na Arena Gdansk. O Villarreal fez 1 x 0 aos 29 minutos,  gol do espanhol Gerard Moreno, de 29 anos, artilheiro do campeonato em que o time terminou em sétimo, e o uruguaio Edinson Cavani, de 34 anos, empatou aos 10 do segundo tempo, e o 1 x 1 foi mantido na prorrogação. Depois que todos aproveitaram as 20 cobranças de pênaltis, a decisão ficou entre os goleiros. O argentino Gerónimo Rulli, de 29 anos, 1,92m, converteu a do Villarreal, e em seguida defendeu a do espanhol David de Gea, de 30 anos, 1,93m, que joga há 10 anos no Manchester United. 

OS CAMPEÕES – Rulli, Foyth (Mario Gaspar),  Raul Albiol (c), Pau Torres e Pedraza (Moreno); Pino (Paco Alcácer), Caponé (Raba), Parejo e Filgueiras (Moi Gomez); Gerard Moreno e Carlos Bacca (Coquelin) – o time do Villarreal, campeão invicto da Liga Europa com 12 vitórias e 3 empates. Técnico – Unai Emery. Bom dizer: dos 27 jogadores, 19 são espanhóis, 3 argentinos, 2 franceses, 1 sueco, 1 nigeriano, e o atacante colombiano Carlos Bacca, de 34 anos, um dos destaques da equipe, comprado do Milan em 2018.

PRESIDENTE BARRADO – Fernando Roig, valenciano de 73 anos, presidente do Villarreal, foi à Polônia em seu jato particular, mas não teve autorização da União Europeia de Futebol (Uefa) para entrar na Arena Gdansk. Ele contraiu a Covid-19 e os médicos da Uefa disseram que o tempo de recuperação ainda é insuficiente. Ele voltou à Espanha e viu o jogo em casa. Fernando Roig é um dos empresários mais bem-sucedidos da Espanha, dono da Mercadona, a maior rede de supermercados de Valencia, e sua fortuna pessoal é avaliada em três bilhões de euros.

SENHOR EUROPA – Foi a primeira Liga Europa do Submarino Amarelo, mas a quarta do técnico espanhol Unai Emery, de 49 anos, ex-goleiro do Real Madrid, tratado como Senhor Europa. Emery havia sido tricampeão com o Sevilha, em 2014-15-16, e poderia estar comemorando o quinto título, mas perdeu a decisão de 2019, quando dirigia o Arsenal, para o Chelsea, também de Londres. Com o quarto título, Unai Emery superou Giovanni Trapattoni, um dos notáveis do futebol italiano, técnico três vezes campeão da Liga Europa, em 76-77 e 92-93 com a Juventus, e em 90-91 com a Inter.

PRÓXIMA DECISÃO – Depois que o Villarreal ganhou a edição 29 da Liga Europa, dirigida pela Uefa desde 1972, é bom dizer: o Sevilha é o maior campeão com 6 títulos, seguido do Atlético de Madrid, Liverpool, Inter e Juventus com 3. A próxima decisão no futebol europeu é a da Liga dos Campeões, sábado (29), no estádio do Dragão, do FC Porto, onde Manchester City e Chelsea farão a terceira final inglesa e a nona entre equipes do mesmo país. O City nunca foi campeão e o Chelsea tenta o segundo título em sua terceira final.