Torcedores do Valladolid, clube de 92 anos do Noroeste da Espanha, estenderam faixa de protesto contra Ronaldo Fenômeno, que assumiu a presidência em 2018 e é acusado de nada ter feito para melhorar o time, que empatou e perdeu 16 jogos, só ganhou 5, tem saldo negativo de 22 gols e foi rebaixado à Série B, faltando cinco rodadas, após as quatro últimas derrotas. Na última rodada, domingo (23), o Valladolid jogará em casa com o Atlético Madrid, que voltará a ser campeão após sete anos.

GOLS DE 2 MILHÕES DE EUROS – O artilheiro uruguaio Luis Suarez, de 34 anos, vai receber 2 milhões de euros do Atlético de Madrid, virtual campeão espanhol 2020-2021, por ter marcado 20 gols no campeonato, que termina domingo (23), conforme cláusula do contrato assinado em setembro de 2020, após sair do Barcelona. Em outra cláusula, o clube teria que pagar 1 milhão de euros quando fizesse 15 gols. Suarez estava há quase dois meses sem marcar, desde seu último gol em 21 de março.

PRIMEIRA CHUTEIRA DE OURO – O atacante polonês Robert Lewandowski, de 32 anos, vai ganhar a Chuteira de Ouro 2020-2021 com os 40 gols (ainda falta um jogo) que marcou na campanha do nono título consecutivo do Bayern Munique, campeão alemão, mais 10 gols que Messi, artilheiro do Espanhol, e mais 11 que Cristiano Ronaldo, artilheiro do Italiano. Bom lembrar: em 2019-2020, Lewandowski fez 36, e o italiano Ciro Immobile, da Lazio, ganhou a Chuteira de Ouro com 40 gols.

ÚNICO SUL-AMERICANO – O atacante colombiano Luis Muriel, de 30 anos, é o único sul-americano entre os 12 principais artilheiros dos campeonatos europeus de 2020-2021, com os 22 gols marcados pela Atalanta de Bergamo, empatado com Benzema (Real Madrid), Salah (Liverpool) e Harry Kane (Tottenham), que foi o artilheiro da Copa de 2018. Luis Muriel joga há 11 anos na Europa, desde que foi vendido pelo Deportivo Cali à Udinese em 2010.

OS CARROS DO ARTILHEIRO – Final de temporada na Europa é um prato cheio nas especulações. A edição de ontem (17) do Marca, jornal esportivo espanhol, publicou fotos de alguns dos onze carros retirados da garagem da mansão de Cristiano Ronaldo, em Turim, pela transportadora portuguesa RodoCargo. O artilheiro não continuará na Juventus e há quem banque a volta ao Sporting, campeão português, clube do coração dele e da mãe, Dolores, que quer tê-lo mais perto. 

100 MILHÕES MAL INVESTIDOS – A reformulação no Real Madrid deve começar com a saída do técnico holandês Ronald Koeman e se estender a vários jogadores, entre eles o meia belga Eden Hazard, compra mais cara do clube – 100 milhões de euros, R$640 milhões -, que o clube admite negociar por 35 milhões de euros. O zagueiro francês Varane, cotado em 70 milhões de euros (R$450 milhões), pode ir para a Juventus. O lateral carioca Marcelo, desde 2007 no clube, também pode sair.

JESUS PRECISA SER MAIS HUMILDE – A Taça de Portugal, que decidirá dia 23 com o Braga, é o único título que o Benfica pode ganhar na volta de Jorge Jesus, que no entender do vice-presidente Jaime Antunes, “precisa ser mais humilde para merecer a confiança dos torcedores e dos sócios, e não achar que sabe tudo”. O dirigente dá sobrevida ao técnico, sem garantir a renovação. Os benfiquistas não aceitam o terceiro lugar no campeonato, menos ainda, o time fora da Liga dos Campeões.

OS MAIS INFECTADOS – Atlético de Madrid, que deve voltar a ser campeão depois de sete anos, e Real Madrid, que deve ficar com o vice, foram os mais infectados da temporada 2020-2021 de La Liga. Na lista de 12 do Real Madrid, Casemiro e Militão, mas o teste positivo mais forte foi o do meia alemão Toni Kroos, que só disputou um dos últimos sete jogos e está fora da rodada final do próximo domingo (23). O segundo mais infectado foi o Atlético de Madrid, com 10, incluído Renan Lodi.

DESPEDIDA DE CAMPEÃO – Campeão do mundo em 2014 no Brasil e um fracasso na Copa de 2018 na Rússia, Joachim Low, técnico alemão de 61 anos, tem na Eurocopa de seleções, de 11 de junho a 11 de julho, a chance de se despedir bem da seleção, que passará ao comando de Hansi-Dieter Flick, de 56 anos, campeão alemão e europeu com o Bayern Munique. Low lamenta não contar com o goleiro Ter Stegen, que fará astroscopia no joelho, quinta (20), em uma clínica de Estocolmo, na Suécia. 

ATAQUE E DEFESA NO AMOR – Um dia depois da final da Liga dos Campeões, em Gotemburgo, cidade portuária da Suécia, onde Pelé estreou em Copa do Mundo, em 15 de junho de 58, e o Barcelona ganhou anteontem (16), a Liga dos Campeões, com a goleada de 4 x 0 no Chelsea de Londres, alguns jornais da Europa publicaram ontem (17) a foto do beijo na boca da zagueira sueca Magda Eriksson, de 27 anos, e da atacante dinamarquesa Pernille Harder, de 28 anos, que jogam na equipe inglesa. A foto deu a volta ao mundo nas redes sociais, deixando a comunidade LGTBI tão feliz quanto Harder e Eriksson, que vivem uma bela e apaixonante história de amor desde 2013.

Foto: O Futbolero Brasil