Um dia depois de perder a decisão da Supertaça de Portugal para o arquirrival FC Porto, torcedores do Benfica estão acumulando milhares de mensagens nas redes sociais, pedindo a saída do técnico Jorge Jesus, de 66 anos, cinco meses depois de ter assumido e de ter feito o clube, sem poder, investir milhões de euros em contratações, aumentando ainda mais a dívida. A pressão é muito forte sobre o presidente Luis Filipe Vieira, de 71 anos, eleito em janeiro para o sexto mandato desde 2003.

DESGASTE – Em cinco meses de trabalho, sem apresentar resultado, Jorge Jesus começou a se desgastar com os torcedores em setembro, quando o Benfica perdeu (2 x 1) para o PAOK, time grego sem tradição, caindo na terceira fase eliminatória da Liga dos Campeões, e só conseguindo uma vaga na fase de grupos da Liga Europa (que equivale à Série B), em que vai jogar com o Arsenal, de Londres. A derrota para o Porto continua irritando os torcedores do Benfica, que exigem a saída do técnico.

IMPORTANTE – Disputada desde 1979 pelo campeão português e o vencedor da Taça de Portugal, a Supertaça Cândido de Oliveira – 1896 – 1958 -, em homenagem ao primeiro capitão da seleção portuguesa (1921), técnico nos Jogos Olímpicos de 1928 e bicampeão com o Sporting de Lisboa, é muito importante no calendário da Federação Portuguesa de Futebol. O Porto venceu o Benfica, com os gols do meia português Sergio Oliveira e do ponta colombiano Luis Diaz, no estádio municipal de Aveiro.

100 MILHÕES – A cronista Inês Antunes, do portal português SAPO Desporto, escreveu que “o coletivo coeso da equipe de Sergio Conceição, técnico do Porto, fez toda a diferença frente a um Benfica, do técnico Jorge Jesus, inofensivo e sem soluções, e com investimento, sem precedentes, de quase 100 milhões de euros. Ela conclui a matéria destacando: “São 22 Supertaças na coleção do Porto, 11 em finais com o Benfica, nenhuma tão fácil quanto essa de agora”.

CAMPEONATO – Na décima primeira rodada do Campeonato Português, o líder Sporting, do técnico Ruben Amorim, de 35 anos, único invicto, com 26 pontos, joga domingo (27) com o Belenenses, décimo com 11 pontos, no estádio do Restelo, na freguesia de Belém, área nobre de Lisboa. O Benfica, vice-líder com 24 pontos, com duas derrotas, recebe o lanterna Portimonense, com 8 pontos, no estádio da Luz. O FC Porto, terceiro com 22 pontos, vai ao estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães, defrontar o Vitória, quinto com 19.

Foto: Getty Images