A SELEÇÃO BRASILEIRA será confirmada para a estreia com a Sérvia, no treino desta 6ª feira (18), o último no CT da Juventus, em Turim, antes da viagem de amanhã (19) para o Catar. Coerente com o trabalho que vem realizando, o técnico Tite não deverá apresentar novidade na escalação.

O TÉCNICO tem renovado a preocupação defensiva para a estreia porque a Sérvia conta com atacantes decisivos, um deles, e tido como o mais perigoso, Dusan Vlahovic. Em franca ascensão na temporada, ele foi comprado em janeiro pela Juventus, que pagou 75 milhões de euros (R$410 milhões) à Fiorentina.

OS LATERAIS Danilo e Alex Sander, e o zagueiro Bremmer são companheiros de Vlahovic na Juventus e dizem que se trata de um atacante de alto nível técnico: “Ele não só se posiciona bem, quanto é muito rápido nas finalizações, com ou pés ou com a cabeça” – diz Bremmer, convocado pela primeira vez para uma Copa.

EM NOTA OFICIAL, a Confederação Brasileira de Futebol detonou a informação de que esteja analisando os nomes do futuro técnico da seleção: “No momento, tudo o que se disser, ou escrever, é mentira, e não entendemos o intuito dos que estão fazendo isso” – diz a nota da CBF, revelando que só tratará do assunto em janeiro.

2º ADVERSÁRIO DO BRASIL É DERROTADO

A SUÍÇA, segundo adversário do Brasil, perdeu para Gana por 2 x 0, no último amistoso antes da estreia, ontem (17), no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Será a 12ª participação da Suíça, sede da Copa de 54, mas com a melhor colocação, o 6º lugar, na Copa de 1950, no Brasil. 

O TÉCNICO Murat Yakin, de 47 anos, foi zagueiro e está preocupado com o sistema defensivo suíço, que voltou a falhar. No primeiro gol, aos 25 do 2º tempo, o zagueiro Salisu, de 23 anos, do Southampton, penúltimo da Premier League e com a segunda defesa mais vazada, encobriu de cabeça o goleiro Sommer.

O SEGUNDO GOL, três minutos depois, foi com um belo voleio de Semenyo, atacante de 22 anos do Brystol, 18º dos 24 da 2ª divisão da Inglaterra. A seleção de Gana é dirigida pelo alemão Otto Addo, ex-meia de 47 anos, e disputará a 4ª Copa, estreando com Portugal, 5ª feira (24), e depois com a Coreia do Sul e o Uruguai.

GANA E PORTUGAL jogarão no Estádio 974, que passou a ter esse nome pelo número de contêineres utilizados para sua construção. O estádio se chamava Ras Abu Aboud, nome do distrito industrial das três principais centrais elétricas da capital Doha, que fornecem energia a todo o país.

CANADÁ VENCE JAPÃO DE VIRADA

NO ÚLTIMO AMISTOSO das seleções, o Canadá venceu o Japão de virada por 2 x 1, na noite de ontem (17), no Estádio Al-Maktoum, em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos. O Japão disputará a sétima Copa consecutiva, e o Canadá, que dividirá a sede da Copa de 2026 com México e Estados Unidos, estará na 2ª Copa.

O JAPÃO fez 1 x 0, gol do atacante Yuki Soma, de 25 anos, do Nagoya Grampus, logo aos 9 minutos, e o zagueiro luso-canadiano Steven Vitória, de 31 anos, do Desportivo Chaves, 8º do Português, empatou aos 21. Aos 49 do 2º tempo, o atacante Lucas Cavallíni, de 29 anos, do Vancouver, fez de pênalti o gol da virada.

O CANADÁ estreará com a Bélgica, 4ª feira (23), e depois jogará com a Croácia e o Marrocos. O destaque da seleção canadense, treinada pelo inglês John Herdman, de 47 anos, é o atacante Alphonso Davies, de 22 anos, do Bayern Munique.

Foto: Lance!