Escolha uma Página

TRATADO COM O RESPEITO que merece, o Fla-Flu inédito da Copa do Brasil foi programado com a importância de jogo único da abertura das oitavas de final, e entra para a história do futebol brasileiro, em mais uma noite de esplendor e festa no Maracanã, nesta 3ª feira, 16 de maio de 2023. A mística nasceu há 111 anos, desde o domingo, 7 de julho de 1912, quando o Fluminense venceu o primeiro Fla-Flu por 3 x 2, com 800 torcedores, no estádio da Rua Guanabara, onde só em 11 de maio o estádio das Laranjeiras seria inaugurado com Brasil 6 x 0 Chile, com 20 mil torcedores, pelo Campeonato Sul-Americano.

DESDE ENTÃO, o clássico das multidões, como passou a ser tratado após a inauguração do Maracanã, em 1950, sempre foi assistido por milhares de torcedores, até bater o recorde mundial de 177.020 pagantes, em jogo de equipes da mesma cidade, no 0 x 0 da decisão do Campeonato Carioca de 63, na tarde do domingo 15 de dezembro. O Maracanã informou na época, que estiveram no estádio 195 mil torcedores, pouco menos dos (calculados) 200 mil de Brasil 1 x 2 Uruguai na final de 16 de julho da Copa de 1950.

O FLA-FLU VOLTA A SER DECISIVO, um mês após as finais do Carioca, em que o Fluminense, depois de perder por 2 x 0, goleou por 4 x 1, foi bicampeão e evitou o que seria o tetracampeonato inédito do Flamengo no Maracanã. Terceiro maior ganhador e atual campeão, o Flamengo conquistou a Copa do Brasil em 1990, 2006, 2013, 2022, e o Fluminense só foi campeão em 2007. Os maiores campeões são o Cruzeiro, com seis títulos, e o Grêmio, com cinco.

O FLUMINENSE pode até estar vivendo momento mais favorável, mas o técnico Fernando Diniz é sensato quando resume: “A história do clássico se sobrepõe à historia dos técnicos”. Na opinião do treinador mineiro de 49 anos, “o elenco do Flamengo é qualificado”, e o técnico argentino Jorge Sampaoli, de 63 anos, tem experiência internacional, que adquiriu em Copa do Mundo e como campeão da Copa América com a seleção chilena.

O FLAMENGO não terá David Luiz, que voltou a sentir o músculo da coxa, após marcar o gol da vitória sobre o Bahia, o que poderá impedir o técnico de manter o esquema com três zagueiros. O goleiro Mateus Cunha, com dores no quadril, será reavaliado, e Santos, que voltou no intervalo do jogo com o Bahia, deve ser mantido. O artilheiro Pedro segue em tratamento, mas é pouco provável que esteja em condições de jogo.

O FLUMINENSE ainda não sabe por quanto tempo mais ficará sem o meia Alexsander, em tratamento do joelho, mas terá a volta do volante André, que cumpriu suspensão no jogo com o Cuiabá. O lateral Samuel Xavier também está cotado para reaparecer, embora Guga tenha correspondido. Há apenas especulação quanto às equipes, de vez que os técnicos não anteciparam escalação.

ANDERSON DARONCO, árbitro gaúcho de 42 anos, desde 2015 na Fifa, terá como asssistentes Bruno Pires, de Goiás, e Danilo Manis, de São Paulo. O VAR será monitorado pela paulista Daiane Muniz, também da Fifa. Os outros sete jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil serão amanhã (17): Santos x Bahia, Palmeiras x Fortaleza, Grêmio x Cruzeiro, Sport x São Paulo, América Mineiro x Internacional, Athletico Paranaense x Botafogo e Atlético Mineiro x Corinthians.

Foto: Torcedores e Mundo Rubro Negro