A DOIS DIAS DO 10º JOGO, o técnico argentino Jorge Sampaoli, ex-lateral-direito de 63 anos, completa um mês hoje (19) no comando do Flamengo. Ele tenta melhorar a campanha de 3 vitórias, 3 derrotas e saldo de 3 gols (12 a 9) no Campeonato Brasileiro, depois de equilibrar, com três vitórias consecutivas, o mau começo de três derrotas seguidas, que levaram o time ao 17º lugar. O Flamengo subiu ao 9º, mas só ganhou 9 pontos, metade que disputou.

SAMPAOLI assumiu três dias depois de ter visto o time, dirigido pelo interino Mario Jorge, estrear no Brasileiro com 3 x 0 no Coritiba, no Maracanã. Em sua estreia na Libertadores, só com dois treinos, o Flamengo venceu o Ñublense (2 x 0), pior time do Grupo A, no Chile, na noite de 19 de abril. Sua sequência foi desastrosa, com três derrota seguidas, duas de virada, e os primeiros protestos de torcedores revoltados pedindo a cabeça dos dirigentes.

O FLAMENGO ainda não fez exibição convincente, desde que Sampaoli assumiu, e em dois clássicos foi decepcionante no Maracanã, tanto na derrota para o Botafogo por 3 x 2, na terceira rodada do Brasileiro, quanto no 0 x 0 no primeiro Fla-Flu da Copa do Brasil. Por coincidência, o Flamengo jogou com mais um desde os cinco minutos do segundo tempo, e não mostrou competência para vencer. No jogo com o Botafogo, diminuiu para 2 x 1, mas logo sofreu o terceiro gol. No Fla-Flu, 11 minutos de acréscimos.

O FLAMENGO anunciou ontem (18) a chegada, em julho, do atacante Luiz Araújo, do Atlanta United FC, 4º lugar da Liga dos Estados Unidos, por R$48 milhões. No São Paulo, 9 gols em 49 jogos em 2016, vendido por R$30 milhões em 2017 ao francês Lille, 136 jogos, 18 gols. No Atlanta, 60 jogos, 13 gols em 2021, e 6 gols em 30 jogos em 2022. Paulista de Taquaritinga, revelado na base do Mirassol, o atacante completará 27 anos no próximo 2 de junho.

CONTRATAÇÕES fazem parte da rotina de Sampaoli, que se desgastou muito no Santos por não ser atendido. No Brasil, só ganhou o Campeonato Mineiro de 2020 no Atlético. Saiu mal do Sevilha, por não manter o nível de boas atuações da equipe. Teve péssima passagem pela seleção argentina, que só se classificou na última rodada das eliminatórias e fez uma campanha duramente criticada pelos analistas, jogadores e torcedores na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

SAMPAOLI volta domingo (21) ao Maracanã, com obrigação de ganhar do Corinthians, que não vence há cinco jogos, só fez 3 gols e sofreu 9, desde que o técnico Vanderlei Luxemburgo assumiu. O outrora todo-poderoso Timão, hoje abre a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, 17º, 5 pontos, 1 vitória, 2 empates, 3 derrotas, saldo negativo de 5 gols (6 a 11). Qualquer outro resultado, que não seja a vitória do Flamengo, cairá na conta de Sampaoli.

Foto: Divulgação / Metrópoles