Escolha uma Página

MANUEL NEUER, alemão de 36 anos, destro, 1,93m, tornou-se ontem (1) o goleiro com mais jogos (19) em Copas do Mundo,  superando os 18 do compatriota Sepp Maier e de Taffarel. Mas, mesmo com a vitória sobre a Costa Rica, o recorde não trouxe alegria porque a Alemanha foi eliminada de novo na fase de grupos.

A ALEMANHA conseguiu a virada sobre a Costa Rica por 4 x 2, mas foi superada no saldo de gols pela Espanha, que se classificou em 2º, mesmo perdendo de virada por 2 x 1 para o Japão, 1º do Grupo E. Os alemães também perderam de virada para o Japão por 2 x 1 e empataram em 1 x 1 com a Espanha.

DEPOIS DE SER a primeira da Europa a ganhar a Copa na América do Sul em 2014 no Brasil, a Alemanha não conseguiu se igualar ao Brasil com a quinta estrela, em 2018, ao sair da Rússia ainda na fase de grupos. Venceu a Suécia por 2 x 1 e depois perdeu da Coreia do Sul por 2 x 0 e do México por 1 x 0.

PARA O GOLEIRO de 26 títulos no Bayern Munique, 10 vezes consecutivas campeão da Alemanha, a seleção está precisando de uma renovação de bons valores. Ele não atribui a culpa da segunda eliminação prematura ao comando técnico: “Flick foi seis anos assistente de Low e manteve a filosofia. O rendimento da equipe não ajudou”.

NEUER está na seleção principal desde 2009 e completou 117 jogos, menos cinco que o atacante Thomas Muller, que está se despedindo, como deu a entender após a vitória de ontem (1) sobre a Costa Rica: “Foi a segunda decepção seguida e doeu muito, abateu bastante. Estávamos pensando muito na quinta estrela”.

CATÓLICO praticante e dedicado às causas sociais, o goleiro alemão desenvolve desde 2012 o projeto da Fundação Manuel Neuer Kids, voltada à caridade para as crianças de várias partes do mundo. É possível que ao encerrar a carreira, Neuer seja convidado do Bayern para exercer cargo técnico no clube.

Foto: Divugação