O URUGUAI ganhou moral para o jogo da próxima 3ª feira (19) com o Brasil, em Salvador, ao vencer de virada a Colômbia por 3 x 2 na noite de ontem (15), no estádio Centenário, em Montevidéu, e subiu para a vice-liderança das eliminatórias, enquanto o Brasil desceu de 3º para 4º.

O URUGUAI empatou com a Colômbia em pontos (19), vitórias (5), empates (4) e derrotas (2), mas é vice-líder pelo saldo de gols (8 x 6). A Colômbia caiu para 3º, e o Brasil para 4º, com 17 pontos, 5 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, saldo de seis gols (16 x 10), após 1 x 1 com a Venezuela.

A ARGENTINA, apesar de levar a virada (2 x 1) do Paraguai, manteve a liderança das eliminatórias após 11 rodadas, com 22 pontos, 7 vitórias, 1 empate, 3 derrotas e o melhor saldo de gols (13), com ataque mais positivo (20) e a segunda defesa menos vazada (7), depois de Equador, Brasil e Colômbia (6).

A COLÔMBIA abriu o placar aos 30 minutos, em cobrança de falta de Juan Quintero, meia Juan Quintero, de 31 anos, do argentino Racing, finalista da Sul-Americana com o Cruzeiro, que eliminou o Corinthians com 2 gols nas semifinais. Os colombianos perderam chances de ampliar a vantagem.

NO 2º TEMPO eletrizante, o Uruguai empatou aos 12 minutos com o gol contra do zagueiro Davinson Sanchez, de 28 anos, do turco Galatassaray, ao desviar na pequena área o cruzamento rasteiro do lateral-esquerdo Marcelo Saracchi, de 26 anos, do argentino Boca Juniors.

A VIRADA URUGUAIA, aos 15, foi com o atacante Rodrigo Aguirre, de 30 anos, do América do México, que só fez 1 gol em 25 jogos pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro, entre 2018 e 2019. Nos acréscimos de 11 minutos, a Colômbia aos 51 minutos, com Andrés Gomez, atacante de 22 anos do francês Rennes. O VAR levou três minutos para confirmar o gol.

O URUGUAI deu nova saída, e quando parecia que completaria o quinto jogo sem vitória nas eliminatórias, o meia Manuel Ugarte, de 23 anos, do Manchester United, marcou o gol da vitória que levou o Uruguai à vice-liderança, aos 56 minutos, sob delírio de 50 mil torcedores no Centenário.

O LATERAL VARELA, do Flamengo, será titular no jogo de 3ª feira (19) com o Brasil porque Nández cumprirá suspensão pelo 2º cartão amarelo que recebeu esta noite. Varela só entrou aos 33 do 2º tempo, no lugar de Marcelo Saracchi, que saiu de maca, atingido no joelho direito.

URUGUAI vice-líder: Sergio Rochet, Nández, José Gimenez (c), Olivera e Saracchi (Varela); Betancur, Valverde e Pellistri; Maxi Araujo, Darwin Nuñez e Rodrigo Aguirre (Manuel Ugarte). O Uruguai tentará vencer o Brasil, pela primeira vez, como visitante nas eliminatórias, depois de 3 derrotas e 3 empates.

URUGUAI 3 x 2 COLÔMBIA foi mais um confronto de técnicos argentinos nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, em que 8 das 10 seleções são dirigidas por argentinos. As exceções são o Brasil (Dorival Junior, paulista) e o Peru (Juan Reynoso, chileno).

NO ÚLTIMO JOGO da noite de ontem (15), que completou a 11ª rodada, Peru e Chile ficaram no 0 x 0, no Estádio Monumental de Lima, e não saíram das últimas posições. O Peru, com 7 pontos, é 9º, com saldo negativo de 11 gols, e o Chile, 10º, com saldo negativo de 13 gols.

Foto: Divulgação Seleção Uruguai.