Andrés Cunhauruguaio de 41, primeiro árbitro a marcar um pênalti em Copa do Mundo com auxílio do árbitro de video, vai apitar amanhã (quarta, 29), no Mineirão, o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, em que o Flamengo precisa vencer o Cruzeiro, pelo menos por 2 x 0, para decidir a vaga nos pênaltis, depois de perder o jogo de ida no Maracanã.

Andrés Cunha é da Associação Uruguaia de Futebol desde 2010 e em 2013 foi promovido à FIFA, estreando em competições internacionais no Mundial sub-20 de 2017 na Coreia do Sul. Nascido em 8 de setembro de 1976, em Montevidéu, ele vai completar 140 jogos na carreira e já aplicou 707 cartões amarelos, sendo intransigente com os que não praticam o jogo limpo.

O pênalti que marcou com o auxílio do árbitro de video na Copa de 2018 na Rússia foi do zagueiro Josh Risdon, da Austrália, no atacante Antoine Griezmann, que converteu na vitória (2 x 1) da França. Andrés Cunha também na fase de grupos a vitória (1 x 0) da Espanha sobre o Irã,  gol de Diego Costa. E na semifinal, a vitória da França sobre a Bélgica, 1 x 0, gol de cabeça do zagueiro Samuel Umtiti, na Arena São Petersburgo.

ÁRBITRO DA FINAL – O argentino Néstor Pistana, que apitou a final da Copa do Mundo 2018, e o jogo de ida das oitavas da Libertadores Flamengo 0 x 2 Cruzeiro, no Maracanã, vai dirigir amanhã (29) Corinthians x Colo Colo, na Arena Corinthians. O Colo Colo joga pelo empate porque venceu (1 x 0) o jogo de ida em Santiago.

JOGOS DE HOJE – Nesta terça (28), Santos x Independiente (Argentina) fazem o jogo de volta no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com arbitragem do chileno Julio Bascuñan. No jogo de ida, 0 x 0.  No outro jogo, Éber Aquino, do Paraguai, será o árbitro de Grêmio x Estudiantes, que só precisa do empate porque venceu (2 x 1) o jogo de ida na Argentina. O Grêmio se classifica com vitória de 1 x 0.