Escolha uma Página

O primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana que o Flamengo disputará com o Independiente del Valle, quarta (19), no estádio Atahualpa, em Quito, será apitado pelo uruguaio Leodan Gonzalez, de 36 anos, nascido em 11 de março de 1983, em Paraje Piedrita. Árbitro da Associação Uruguaia de Futebol desde 2011, ingressou na FIFA em 2016. Ele gosta de estudar o perfil dos jogadores, o que sempre o ajuda muito em suas arbitragens.

NOME DE CANTOR – Leodan era o nome de um cantor argentino de muito sucesso no final dos anos 70, que seus pais ouviam no rádio, em Paraje Piedrita, onde moravam, distante da capital Montevidéu. Só não sabiam que eram dois nomes, LeoDan, o que só descobriram depois de registrá-lo Leodan. O pai gostava muito de ciclismo, mas não conseguiu seduzi-lo com uma bicicleta de presente: “Eu era e sou fã de carro, e gostava de rali, pela emoção” – diz Leodan.

VOLANTE – Leodan chegou a jogar no Atenas e Nacional, times amadores de sua pequena cidade: “Eu me considerava polifuncional porque era um volante de marcação e de criação, sem medo de arriscar chute de meia distância, mas sabia também usar as laterais, tanto para marcar quanto para avançar e fazer cruzamentos. E faz uma confissão: “Sempre gostei de usar gel para manter o cabelo bem assentado”.

JARDINEIRO – O árbitro de Flamengo x Independiente del Valle também revela paixão pela jardinagem: “Sempre vivi em casa e sempre gostei de plantas e jardins, mas nunca deixo de ter problema com os caracóis, que comem as plantas. Preciso ter cuidado no uso do veneno por causa da minha filha pequena e do meu cachorro”. Leodan resume que “as plantas e os jardins são de muita beleza e dão uma vida muito especial à casa”.

CUNHADO – O árbitro Leodan Gonzalez é casado com Letícia, irmã de Christian Stuani, atacante que desde 2005, quando saiu do Bella Vista, de Montevidéu, vive na Europa, atualmente no Girona, seu quinto time na Espanha, após boas temporadas no inglês Middlesbrough. Leodan revela: “Além de cunhados, também somos compadres. Primeiro, ele foi padrinho da minha filha. Depois, me convidou para ser padrinho da filha dele”.

BRASIL x ARGENTINA – Leodan Gonzalez apitou jogos dos Sul-Americanos sub-17 e sub-20; do Mundial sub-20; alguns jogos da Sul-Americana e da Libertadores, mas o jogo marcante de sua carreira foi o Brasil 2 x 0 Argentina, semifinal da Copa América de 2019, no Mineirão: “Fiquei feliz e orgulhoso. Um jogo histórico de dois campeões mundiais não poderia deixar de me emocionar” – relembra o mais jovem árbitro do futebol uruguaio.

Foto: Divulgação