Escolha uma Página

PELA PRIMEIRA VEZ, desde que foram implantados os critérios de desempate, uma vaga nas oitavas de final da Eurocopa foi decidida nos cartões amarelos. A seleção da Eslovênia se classificou como uma das quatro melhores terceiras colocadas.

NOS DOIS ÚLTIMOS jogos de hoje (25), a Dinamarca empatou com a Sérvia, em Munique, e a Eslovênia com a Inglaterra, em Colônia. Os dois 0 x 0 deixaram Dinamarca e Eslovênia iguais em tudo: pontos (3), empates (2), gols marcados e sofridos (2).

HOUVE ENTÃO outro empate, o de cartões amarelos (6), quando o meia esloveno Jaka Bisol, de 25 anos, da Udinese, foi advertido pelo árbitro francês Clémente Turpin, aos 27 minutos do 2º tempo. A melhor campanha nas eliminatórias deu o 2º lugar à Dinamarca.

MAS A ESLOVÊNIA ficou alegre com a primeira classificação para as oitavas de final da Eurocopa, por ter feito campanha melhor que a Croácia e a Hungria. O nome da história, Jan Oblak, goleiro de 31 anos, do Atlético de Madrid, que sofreu só 2 gols em 3 jogos.

QUEM SAIU TRISTE do estádio de Munique foi o tenista Novak Djokovic, de 37 anos, atual nº 1 do mundo e recordista em Grand Slams, após o 0 x 0 com a Dinamarca, que eliminou a Sérvia, ex-Iugoslávia, em sua primeira participação como país independente.

O PRIMEIRO GOL DE MÁSCARA

PELA PRIMEIRA VEZ na Eurocopa, um gol de máscara, o do artilheiro francês Mbappé, aos 11 do 2º tempo, de pênalti. Foi o primeiro jogo que fez com a proteção, após fraturar o nariz na estreia (1 x 0 na Áustria). A França empatou (1 x 1) com a Polônia.

SÍMBOLO de uma geração, o artilheiro Robert Lewandowski marcou o gol do empate da Polônia, de pênalti, aos 34 minutos, na segunda cobrança, após o goleiro Mike Maignan se adiantar para defender a primeira.

LEWANDOWSKI disputou três Eurocopas, duas Copas do Mundo, oito vezes consecutivas campeão e artilheiro alemão, com recordes de jogos (375) e de gols (344) pelo Bayern Munique. Ele recusou quatro vezes a naturalização para jogar pela seleção alemã: “Nasci e vou morrer polonês”.

ATUAL VICE-CAMPEÃ, a Inglaterra se classificou em 1º no Grupo C, só com uma vitória, dois empates e saldo de 1 gol, no 0 x 0 de hoje (25) com a Eslovênia. O trabalho do técnico Gareth Southgate, ex-zagueiro de 53 anos, continua muito contestado.

DOIS JOGOS CERTOS, sábado (29), na abertura das oitavas de final: Suíça x Itália, no Estádio Olímpico de Berlim, e Alemanha x Dinamarca, no Signal Iduna Park, em Dortmund. O restante da programação depende dos resultados da última rodada.

A ÚLTIMA RODADA da fase de grupos, nesta 4ª (26): Eslováquia x Romênia, Ucrânia x Bélgica, Geórgia x Portugal e Turquia x República Tcheca, quando serão conhecidos os adversários da Inglaterra, França, Portugal, Áustria e Espanha.

A ÁUSTRIA surpreendeu a Holanda, ao vencer por 3 x 2, no Estádio Olímpico de Berlim, palco da grande final em 14 de julho. O zagueiro austríaco Donnyell Malen, do Borussia Dortmund, marcou o sétimo gol contra em 32 jogos da Eurocopa 2024.

Fotos: UEFA e Daily Mail