om a melhor exibição sob o comando do técnico Enrique Setien, o Barcelona goleou (4 x 1) o Villarreal, na noite deste domingo (5), no estádio de La Cerâmica, e manteve a diferença de quatro pontos do líder Real Madrid, que à tarde voltou a vencer com um gol de pênalti muito questionado. A goleada começou logo aos 2 minutos, com o gol contra do zagueiro Pau Torres, de 23 anos, disputado para a temporada 2020-2021 pelo Manchester United e o Chelsea.

SUAREZ EMPATA – O Villarreal empatou aos 13 com o gol do atacante canhoto Gerard Moreno, mas o uruguaio Luis Suarez fez 2 x 1 aos 19, com assistência de Messi. No clube desde 2014, com 277 jogos, Suarez igualou-se como terceiro artilheiro do Barcelona ao húngaro Ladislao Kubala – 1927 – 2002 -, que havia feito 194 gols em 253 jogos, entre 1951 e 1961. O segundo ainda é o espanhol Cesar Rodriguez, com 232 gols, entre 1939 e 1955. Messi lidera com 630 gols em 725 jogos, desde a estreia em 2004.

130 DIAS – O atacante francês Antoine Griezmann, de 29 anos, fez o terceiro gol no último lance do primeiro tempo e correu para abraçar Messi, de quem recebeu a preciosa assistência. Há um ano o Barcelona pagou 120 milhões de euros da multa rescisória ao Atlético de Madrid por Griezmann, que hoje (5) voltou a fazer gol depois de 130 dias. A goleada foi completada aos 44 minutos por Ansu Fati, atacante africano de 17 anos, nascido na Guiné Bissau e formado na base do clube.

UM CASO – As arbitragens têm centralizado as atenções nesta reta final – faltam só quatro rodadas -, com muitas críticas aos pênaltis em favor do Real Madrid nos dois últimos 1 x 0 convertidos pelo capitão Sergio Ramos. O jornal Sport, de Barcelona, escancara: “Mais um para os campeões dos pênaltis”. O lance do gol de Messi, bem anulado por impedimento, também merece crítica em tom de deboche. A guerra entre os meios de Comunicação de Barcelona e Madrid é cada vez mais intensa.

COM A SAÍDA do meia Arthur para a Juventus, não há mais brasileiro no time: Ter Stegen, Semedo (Rakitic), Piqué (Ronald Araújo), Lenglet e Jordi Alba; Busquets (Ansu Fati), Sergi Roberto e Arturo Vidal; Messi, Luis Suarez (Riqui Puig) e Griezmann (Braithwaite). O Barcelona joga quarta (8), no Camp Nou, com o Espanyol, e o Real Madrid, também em casa, sexta (10) com o Alavés. Sábado (11) o Barça visitará o Valladolid e o Real Madrid só jogará segunda (13), fora de casa, com o Granada.

22 FALTAS – Mesmo que o nível disciplinar de Barcelona 4 x 1 Villarreal tenha sido satisfatório, o árbitro Carlos del Cerro Grande, do Colegiado de Madrid, marcou 22 faltas – 11 de cada time -,e só advertiu com cartão amarelo o zagueiro Pau Torres, do Villarreal, e Eder Sarabia, assistente-técnico do Barcelona, reincidente em reclamação. O Barcelona acertou 763 passes, mais que o dobro dos acertos (310) do time adversário.

Fotos: Barcelona FC