Fotos: site oficial do Real Madrid

O Real Madrid manteve o terceiro lugar de La Liga ao vencer (2 x 1) como visitante o Levante, no estádio Cidade de Valencia, na noite deste último domingo (24) de fevereiro, pela vigésima quinta rodada. Os dois gols foram de pênaltis, o primeiro convertido pelo francês Benzema, aos 34, e o segundo por seu substituto, o galês Bale, aos 33 do segundo tempo, dezoito minutos depois que o atacante espanhol Roger Marti fez o gol de empate do Levante.

MUITA REVOLTA – O segundo pênalti em favor do Real Madrid causou muita revolta nos torcedores do Levante, que sofreu a décima primeira derrota, e os olhos se voltaram para a tribuna do estádio Cidade de Valencia, com a lotação completa de 25.354 pagantes, onde estava o engenheiro civil Florentino Perez, de 71 anos, um dos homens mais ricos do país, com fortuna avaliada em três bilhões de dólares. Ele foi muito vaiado até o fim do jogo pela decisão do árbitro de video.

DUVIDOSO – O lance foi duvidoso para Iglesias Villanueva, de 43 anos, árbitro do colegiado de Múrcia, que decidiu consultar o árbitro de video sobre a falta do meia africano Cheick Doukouré, natural da Costa do Marfim, no apoiador Casemiro, da seleção brasileira. A decisão do VAR, a quem o árbitro de campo não assistiu, demorou quase dois minutos para que Villanueva determinasse a cobrança do pênalti. Bale chutou forte no meio do gol, e o goleiro Aitor, de 27 anos, 1,82m, caiu do lado direito.

EXPULSÃO – Advertido com cartão amarelo aos 38 do primeiro tempo por falta dura em Morales, o zagueiro Nacho, do Real Madrid, foi expulso aos 40 do segundo tempo, pela segunda falta dura em Roger Marti, autor do gol do Levante. O jogo registrou 28 faltas (17 do Levante), quatro cartões amarelos (3 do Levante) e o cartão vermelho de Nacho. O Real Madrid ganhou sem brilho e errou muitos passes. O Levante teve mais passes certos: 458 x 261.

VICE-LÍDER VENCE – Em seu moderno e luxuoso Wanda Metropolitano, estádio construído pelo conglomerado chinês do Grupo Wanda, o Atlético de Madrid manteve a vice-liderança ao ganhar (2 x 0) do Villarreal, diante de 59.114 torcedores, neste domingo (24). Com passe do lateral catarinense Filipe Luis, o atacante espanhol Alvaro Morata fez 1 x 0 aos 31, e com outra assistência brasileira, do sergipano Diego Costa, o meia espanhol Saúl Ñiguez marcou o segundo gol aos 43 do segundo tempo.

Atlético de Madrid 2 x 0 Villarreal registrou 19 faltas (10 do time visitante) e levou o árbitro Alberto Undiano Mallenco, de 45 anos, do colegiado de Pamplona, a advertir três jogadores do Villarreal com cartão amarelo. O técnico argentino Diego Simeone desculpou-se com os torcedores por ter mostrado a genitália após a vitória (2 x 0) sobre a Juventus, na Liga dos Campeões. O zagueiro Diego Godin, de 33 anos, titular da seleção uruguaia, está deixando o Atlético de Madrid, após oito temporadas, para jogar na Inter de Milão.

SETE PONTOS NA FRENTE – Depois de 25 rodadas, o Barcelona mantém a liderança isolada com 57 pontos, sete à frente do vice-lider Atlético de Madrid (50) e nove a mais que o Real Madrid, terceiro colocado com 48 pontos. Depois dos três gols nos 4 x 2 de sábado sobre o Sevilha, Messi ampliou a vantagem na artilharia do campeonato com 25 gols, nove a mais que Luis Suarez com 16. O terceiro artilheiro é outro uruguaio, Christian Stuani, do Girona, com 13.

EM DOSE DUPLA -Real Madrid e Barcelona terão dois confrontos em quatro dias, ambos no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, com a lotação de 90 mil lugares esgotada. Quarta (27) vale a vaga na final da Copa do Rei da Espanha. No jogo de ida, no Camp Nou, em Barcelona, 1 x 1.  Sábado (2 de março), o clássico é pela rodada 26 do Campeonato Espanhol. O Real Madrid precisa vencer para se aproximar do Barcelona, que, se ganhar, eliminará o arquirrival da disputa pelo título 2018-2019.

LUKA MODRIC – O Real Madrid acertou a renovação do apoiador croata Luka Modric até 2021, quando completará 36 anos.  Melhor jogador da Copa do Mundo de 2018 e ganhador do prêmio The Best (O Melhor), da Fifa, Modric joga no Real Madrid desde agosto de 2012 – 288 jogos, 16 jogos -. depois de quatro temporadas no Tottenham de Londres, com 17 gols em 159 jogos.

OUTRA RENOVAÇÃO – O goleiro esloveno Jan Oblak, de 26 anos, 1,89m, fez neste domingo (24), na vitória (2 x 0) sobre o Villarreal, o primeiro jogo após acertar a renovação de contrato com o Atlético de Madrid até 2023, quando completará oito temporadas no clube em que começou em junho de 2014, após o título português de 2013-14 no Benfica.Oblak vai ganhar pelo novo contrato 10 milhões de euros – quase 50 milhões de reais -, com o Atlético pagando os impostos.

VINÍCIUS JÚNIOR – Embora não tenha tido atuado tão boa quanto às anteriores, Vinícius Júnior cumpriu bom desempenho nos 2 x 1 deste domingo (24) sobre o Levante. Ele bateu durante a semana, duas marcas: 1 – O mais jovem da história do Real Madrid a fazer 12 jogos consecutivos como titular, na derrota (2 x 1) para o Girona, e 2 – O mais jovem da história do Real Madrid no mata-mata da Liga dos Campeões, nos 2 x 1 sobre o Ajax da Holanda, quando estava com 18 anos 216 dias.