Escolha uma Página

O VASCO FOI ELIMINADO da Copa São Paulo, maior torneio sub-20 do futebol brasileiro, ao perder nos pênaltis para o Ibrochina por 6 x 5, nesta 6ª feira (13), no estádio José Liberatti, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A única vez que o Vasco ganhou a Copinha foi em 1992, quando revelou o artilheiro Valdir.

A ELIMINAÇÃO DO VASCO foi dolorosa, depois de fazer 3 x 0, com dois gols de GB e um gol de Rayan, ao ceder o empate (3 x 3) ao time do Instituto Sociocultural China-Brasil, do bairro da Mooca, na Zona Leste paulista. Nos pênaltis, Leandrinho, GB, Vitão, Roger e Pereira converteram, mas Barros, Cadu e Ícaro não aproveitaram.

O VASCO HAVIA FEITO boa participação no Grupo 29, vencendo o Capital (Tocantins) por 2 x 1; o Hercílio Luz (Santa Catarina) por 2 x 0, e o Audax (São Paulo) por 1 x 0, mas vacilou na terceira fase, ao ceder o empate (3 x 3) ao Ibrachina, após fazer 3 x 0. Os torcedores estão cobrando mais atenção do Vasco ao futebol sub-20 do clube.

O TÉCNICO DO VASCO, na única conquista da Copinha, em 1992, era o ex-zagueiro Carlos Roberto Orrigo (Gaúcho), e o time ganhou a decisão com o São Paulo, do técnico Oscar, zagueiro da seleção na Copa de 82. Após 1 x 1, gol de Valdir, artilheiro com 8, o Vasco teve 100% de aproveitamento nos pênaltis e ganhou por 6 x 5.

TRÊS CAMPEÕES DA COPINHA de 1992 foram do time que ganhou o único tri carioca do Vasco no Maracanã, em 92-93-94: o lateral Pimentel, que entre 91 e 97 marcou 24 gols em 252 jogos; o volante Leandro Ávila, que entre 92 e 95 fez 5 gols em 188 jogos, e Valdir, atacante de 106 gols em 226 jogos.

  • COM EQUIPE DESFIGURADA, o Vasco estreia neste sábado (14), no Campeonato Carioca com o Madureira, em São Januário: Halls, Rodrigo, Pimentel, Zé Vítor e Paulo Victor; Mateus, Galarza, Laranjeira e Marlon; Zé Santos e Erick. A base da escalação será mantida para o segundo jogo, 5ª feira (19), com o Audax.
  • O TIME PRINCIPAL disputará amistosos nos Estados Unidos, 3ª feira (17), com o River Plate, da Argentina, no Exploria Stadium, em Orlando, cidade da região central do estado da Flórida, e sábado (21), com o Inter Miami, no Drive Pink Stadium, em Fort Lauderdale, cidade da costa sudeste da Flórida.
  • O TÉCNICO Maurício Barbieri aproveitará os nove dias de pré-temporada para definir a formação principal de 2023, embora o Vasco ainda esteja tentando novas contratações. Até agora o clube só conseguiu dois nomes capazes de motivar os torcedores: o volante Jair, do Atlético Mineiro, e Pedro Raul, vice-artilheiro de 2022.
  • ENTRE OS 21 que viajaram para os Estados Unidos, o lateral Lucas Piton, de 22 anos, reserva no Corinthians; o ponta-direita argentino Luca Orellano, de 22 anos,  sem se firmar no Velez Sarsfield, de Buenos Aires, e o lateral-direito uruguaio Pumita Rodriguez, de 25 anos, do Nacional de Montevidéu.

Foto: UOL