O Vasco precisa aproveitar neste primeiro dia de outubro a última chance de ganhar fora de casa no Brasileirão 2018. A vitória, muito mais que importante, é fundamental nessa reta final dos jogos para escapar do quarto rebaixamento de sua história, antes tão marcada por títulos memoráveis e por muitos dos mais expressivos nomes da história do futebol.
O Vasco voltou a figurar entre os quatro últimos, com a virada da noite de ontem do Ceará sobre a Chapecoense, no último domingo de setembro. Seu primeiro jogo de outubro, com o último e com volta certa à Série B em 2019, é sob medida. O Vasco precisa e tem que ganhar do Paraná, ainda que o jogo seja em Curitiba. É a última chance de vencer fora do Rio.
A CAMPANHA – 28 pontos em 25 jogos – 7 vitórias, 7 empates, 11 derrotas, 29 gols marcados, 37 gols sofridos – é campanha que não condiz com a tradição do Vasco. Em 12 jogos como visitante, quatro 1 x 1, sete derrotas sem fazer gol em quatro. Só sete gols marcados e dezessete sofridos em doze jogos fora de casa. Nada a ver com a força do Vasco.
O QUE FALTA – Restarão seis jogos como visitante após o da noite desta primeira segunda-feira de outubro. Depois do Paraná, o Botafogo, em clássico marcado pela tradição. A seguir, o Sport – penúltimo e ainda sobrevivendo. Na sequência, outro adversário tradicional, o Fluminense, querendo, pelo menos, vaga na Sul-Americana.
TRÊS FINAIS – Depois do Grêmio na antepenúltima rodada e do Corinthians, o confronto direto no Castelão com o Ceará, que não quer ver o Fortaleza como único representante do estado na elite do futebol brasileiro em 2019. O Vasco precisa ter muita força e superar todos os problemas para evitar uma nova queda. O início da grande arrancada tem que ser na noite de hoje em Curitiba. A primeira vitória fora de casa pode abrir o caminho para outras vitórias decisivas.
Foto: divulgação site dasak.com.br