COM MAIS DE 60 MIL ingressos vendidos, o Vasco x Palmeiras de amanhã (23), no Maracanã, é o recorde absoluto das duas primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, superando os dois jogos com mais de 40 mil pagantes da rodada de abertura: Corinthians 2 x 1 Cruzeiro, 41.304, e Flamengo 3 x 0 Coritiba, 40.057. Completam os cinco jogos com mais pagantes: Palmeiras 2 x 1 Cuiabá, 35.837; Atlético Mineiro 1 x 2 Vasco, 31.374, e Fortaleza 1 x 1 Internacional, 30.191.

EXPULSOS NA ESTREIA, os técnicos Maurício Barbieri e Abel Ferreira cumprirão suspensão automática e não estarão na área técnica do Maracanã, amanhã (23), no 55º Vasco x Palmeiras do Campeonato Brasileiro, desde o primeiro, em que o Palmeiras goleou por 5 x 0, no domingo, 12 de março de 1967, no estádio do Pacaembu. O Palmeiras tem o dobro de vitórias do Vasco (24 a 12), com 18 empates, no campeonato mais importante de clubes do país.

O VASCO VENCEU a queda de braço com o Flamengo, que tentou impedir o jogo no estádio, mas foi vencido por uma liminar que a justiça concedeu ao Vasco. Bom dizer: o Vasco x Palmeiras será a dois dias do fim do contrato de Flamengo e Fluminense com o Maracanã, com o processo de licitação suspenso desde outubro de 2022, a pedido do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

O VASCO tem renovado a intenção de gerir o estádio e alega ter sido impedido duas vezes, daí ter acionado a justiça para que a Secretaria da Casa Civil realize chamamento público, antes da assinatura do novo termo de permissão de uso temporário do Maracanã. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro notificou o governo do estado e estabeleceu prazo até 2ª feira (24), para que se manifeste sobre a possibilidade de renovação da concessão ao Flamengo e ao Fluminense, sem que haja concorrência.

A JUSTIÇA CLASSIFICA como “fatos controvertidos”, daí a solicitação do prazo até 2ª feira (24), às 14 horas, para que a Procuradoria do Estado se manifeste, de acordo com o despacho do juiz titular Marcello Alvarenga Leite. Flamengo e Fluminense estão gerindo o estádio pela sexta renovação consecutiva. Ao ganharem a concessão do governo estadual, dizem terem oferecido compartilhamento ao Vasco e ao Botafogo, sem que ambos mostrassem interesse.

O TÉCNICO ABEL FERREIRA disse que “se há vantagem é do Vasco, que teve a semana inteira para se preparar, por só estar disputando o Brasileiro”. Segundo ele, apesar do desgaste no jogo de 5ª feira (20), que ganhou de virada do Cerro Porteño por 2 x 1, no Morumbi, o Palmeiras vai iniciar completo no Maracanã. O time terá Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez (c), Murilo e Vanderlan; Gabriel Menino, Zé Rafal e Jhon Jhon; Artur, Flaco Lopez e Dudu.

O TÉCNICO MAURÍCIO BARBIERI também tem o Vasco definido completo: Leo Jardim, Puma, Robson, Leo (c) e Lucas Piton; Jair, Andrey e Rodrigo; Alex Teixeira, Pedro Raul e Gabriel Pec, autor do gol da vitória sobre o Atlético por 2 x 1, no Mineirão, que fez questão de ressaltar: “A vitória no Mineirão aumentou nossa confiança. O Vasco tem a cultura da vitória, e com o apoio de sempre da torcida,vai mostrar sua grandeza na volta ao Maracanã”.

VASCO x PALMEIRAS terá arbitragem de Rafael Rodrigo Klein, gaúcho de 33 anos, professor de educação física, natural do município de Teutônia, na região central do Vale do Taquari, a 110 km da capital Porto Alegre. Ele fez boa estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, com atuação segura na Arena da Baixada, em Athletico Paranaense 2 x 0 Goiás. O Vasco informa que mais de 60 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de amanhã (23).

Foto: Daniel Ramalho/Vasco