VASCO E PALMEIRAS mereceram os aplausos, após o primeiro 2 x 2, em um dos jogos com mais intensidade e com o novo recorde de público do Campeonato Brasileiro de 2023, com 56.451 pagantes, superando os 41.304 de Corinthians 2 x 1 Cruzeiro da 1ª rodada. Tudo funcionou bem no Maracanã, neste domingo (23), sem problema na entrada e na saída, sem atraso no início nem no recomeço do jogo, que teve 15 minutos de acréscimos e nenhuma restrição à arbitragem.

SUPERIOR NO 1º TEMPO, o Vasco abriu o placar aos 28 minutos, após lançamento de Jair, do próprio campo, que Alex Teixeira cruzou para Pedro Raul completar de cabeça. Gabriel Pec fez o 2º gol aos 39, de pé direito, na pequena área, após cruzamento de Piton e rebote do goleiro Weverton na cabeçada de Pedro Raul, e comemorou em Libras, sigla da Língua Brasileira de Sinais, que permite a comunicação através de gestos.

MESMO DEPOIS DE SOFRER os dois gols, o Palmeiras continuou fazendo bom jogo e conseguiu diminuir a vantagem do Vasco aos 44. Após o lançamento de Gabriel Menino, Rafael Navarro cabeceou no chão, a bola ganhou altura e entrou no ângulo direito, em seu 11º gol na temporada, o 40º gol do Campeonato Brasileiro de 2023. Aos 17 do 2º tempo, Artur fez o 2º gol de cabeça do Palmeiras, e 3º jogo, após um lançamento preciso de Dudu, estabelecendo o justo empate final.

FOI O MELHOR JOGO de Pedro Raul, não só pela participação nos dois gols, mas por mais iniciativa do que em todos os jogos anteriores, desde que chegou ao Vasco. Gabriel Pec, muito criticado antes, por ser dispersivo, vem mostrando evolução e mereceu os aplausos ao ser substituído pelo argentino Luca Orellano. Gabriel Pec resumiu: “Os torcedores nos aplaudiram porque reconheceram nosso empenho o tempo todo, e assim faremos sempre pela vitória do Vasco”.

O VASCO DO PRIMEIRO EMPATE no Brasileiro de 2023, após vencer o Atlético no Mineirão por 2 x 1 na estreia: Leo Jardim, Puma, Robson (Capasso), Leo (c) e Piton; Andrey, Jair (Galarza) e Rodrigo (Marlon); Gabriel Pec (Luca Orellano), Pedro Raul e Alex Teixeira (Figueiredo). Com a suspensão de Maurício Barbieri, o time foi orientado pelo assistente técnico Claudio Maldonado: “Esse ponto nos dá uma sensação de vitória porque empatamos com uma das melhores equipes do continente”.

O PALMEIRAS do primeiro empate, após vencer o Cuiabá na estreia por 2 x 1: Weverton, Garcia, Gustavo Gomez (c), Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Flaco Lopez), Zé Rafael e Richard Rios (Fabinho); Artur (Luis Guilherme), Rafael Navarro (Endrick) e Dudu (Jhon Jhon). Com a suspensão de Abel Ferreira, o time foi dirigido pelo assistente técnico João Martins, também português: “Penso que rendemos um pouco mais e que merecíamos sair com a vitória, mas o empate não foi tão ruim depois de estarmos perdendo por dois gols”.

VASCO 2 x 2 PALMEIRAS registrou R$3.321.936,00. Presentes, 59.867. Pagantes, 56.451, recorde do Campeonato Brasileiro de 2023. Atuação segura do árbitro gaúcho Rafael Rodrigo Klein, que marcou 34 faltas (19 do Vasco) e fez 7 advertências com cartão amarelo: Jair, Piton, Pedro Raul e Gabriel Pec (Vasco), e Zé Rafael, Gabriel Menino e Murilo. Raro, mas não houve impedimento. O Vasco teve precisão de 79% nos 171 passes, e o Palmeiras, de 83% nos 370. A posse de bola do Palmeiras foi de 65%, e a do Vasco, de 35%.

ANTES DO JOGO, o norte-americano Josh Wander, dono da 777 Partners, empresa com sede em Miami, que assumiu o futebol do Vasco, com investimento de R$700 milhões ao longo do contrato, trocou de camisa com Leila Pereira, dona da Crefisa e primeira mulher presidente do Palmeiras. Wander esteve pela primeira vez no Maracanã, com os diretores Nicolas Maya e Don Dransfield, e ficou empolgado com a festa da torcida do Vasco: “Um espetáculo de rara beleza”!

VASCO x PALMEIRAS só foi possível no Maracanã, pela decisão judicial, que acatou a liminar do Vasco, o que gerou muita contrariedade no Flamengo e no Fluminense, gestores do estádio desde 2015. O Vasco vai entrar firme na disputa pelo estádio, concorrendo em igualdade com os dois atuais administradores. O prazo para que a Procuradoria do Estado se manifeste sobre a renovação de concessão à dupla Fla-Flu, sem que haja concorrência, termina nesta 2ª feira (24), às 14 horas.

Fotos: Daniel Ramalho / Vasco