Depois de perder na estreia para o Operário por 2 x 0, o Vasco sofreu a segunda derrota em São Januário, pelo mesmo placar, na noite de ontem (16), para o Avaí, que era lanterna e subiu sete posições. O Vasco também foi ultrapassado pelo Cruzeiro, que ganhou a primeira: 1 x 0 na Ponte Preta. No último jogo da quarta rodada, o Botafogo pode ser vice-líder se vencer o Londrina, na noite de hoje (17), no estádio do Café, na segunda maior cidade do estado do Paraná. 

SALDO DE GOLS – O Vasco está empatado com Avaí e Cruzeiro em pontos (4), vitória (1), empate (1) e derrotas (2), mas perde para os dois no saldo de gols, segundo item de desempate. O Vasco terminou a quarta rodada em décimo quinto, com saldo negativo de 3 gols (3 a 6); o saldo negativo do Avaí, décimo terceiro, é de 1 gol (4 a 5), e o saldo negativo do Cruzeiro, décimo quarto, é de 2 gols (6 a 8). Os quatro últimos: Londrina, Brasil, CSA, 2 pontos, e Ponte Preta, 1 ponto.

SEM REAÇÃO – Tal como na estreia, em 29 de maio, em que sofreu os gols de Leandrinho aos 8 e Ricardo Bueno aos 43, o Vasco também não teve a mínima capacidade de reação no segundo tempo da noite de ontem (16), em que saiu para o intervalo perdendo por 2 x 0 em São Januário. Getúlio, atacante de 24 anos, emprestado pelo Paços de Ferreira, de Portugal, fez de cabeça o primeiro gol aos 27, e Renato, lateral alagoano de 31 anos, marcou o segundo gol aos 44.

APEDREJADO – O carro do meia carioca Bruno Gomes, de 20 anos, foi apedrejado por torcedores do Vasco, quando ele saía do estádio de São Januário com o volante paraguaio Matias Galarza, de 18 anos, no banco do carona. Bruno Gomes ficou na reserva e Matias Galarza substituiu Leo Jabá no segundo tempo. O clube condenou a ação dos torcedores e deve pedir que o policiamento seja reforçado no próximo jogo, sábado (19), com o CRB de Maceió. 

VANDERLEI, Leo Matos (Caio Tenório), Ricardo, Miranda e Zeca (Riquelme); Michel, Juninho (Daniel Amorim) e Marquinhos Gabriel; Leo Jabá (Matias Galarza), German Cano e Gabriel Pec (Morato) – o Vasco, orientado na área técnica pelo assistente Fabio Cortez. O treinador Marcelo Cabo cumpriu suspensão automática pela expulsão no último sábado (12), no estádio Bento Freitas, em Pelotas, onde o Vasco, em sua única vitória, fez 2 x 1 de virada no Brasil.

38 JOGOS, 80 GOLS – Com os outros resultados de ontem (16) da quarta rodada – Operário 1 x 0 Sampaio Corrêa, Ponte Preta 0 x 1 Cruzeiro, Remo 0 x 0 Vitória – quinto 0 x 0 -, o Brasileiro da Série B registra 80 gols em 38 jogos, média de 2.10 gols por jogo. Brusque x Coritiba foi adiado, devido à participação do Coritiba na Copa do Brasil, em que acabou eliminado com a derrota (2 x 0) para o Flamengo, na noite de ontem (16), no Maracanã.

LONDRINA x BOTAFOGO – Por coincidência, o último jogo entre os times – 2 x 2 -, foi no estádio do Café, em 2003, quando o Botafogo disputou pela primeira vez a Série B, e como vice-campeão, voltou à Série A em 2004. Na noite de hoje (17), quando completarão a quarta rodada, o Botafogo, quarto com 7 pontos, pode ser vice-líder, caso vença. O Londrina é o primeiro do rebaixamento, com 2 pontos, e tenta a primeira vitória, após dois empates e uma derrota.

GRANDE MOTIVAÇÃO – Depois de duas vitórias sem sofrer gol no estádio Nilton Santos – 2 x 0 no Coritiba e 3 x 0 no Remo -, o Botafogo tentará a terceira vitória consecutiva, aumentando a motivação para o jogo de domingo (20) com o líder Náutico, campeão pernambucano de 2021, no estádio dos Aflitos, no Recife. Ganhando hoje (17) do Londrina, o Botafogo somará 10 pontos, e poderá assumir a liderança, se vencer o Náutico, 100% em quatro jogos, com 12 pontos.