COM O 1º GOL DE FIGUEIREDO, único de manga comprida, dos 32 em campo, o Vasco venceu o Bahia por 1 x 0, na tarde deste domingo (15) de esplendor e festa em São Januário, voltou ao G4 após 27 rodadas e só sairá do 4º lugar, se o visitante Grêmio vencer amanhã (16) o Ituano, no jogo que completará a 7ª rodada. Vasco e Grêmio estão iguais no saldo com 3 gols (6 a 3) e o Grêmio passaria a ter vantagem.

O VASCO FOI SUPERIOR NO 1º tempo e decidiu aos 22 minutos, com o primeiro gol de Figueiredo como profissional, ao receber o toque de Nenê, em jogada ensaiada de falta. Ele bateu forte, de pé direito, no meio do gol, com a bola quase tocando no travessão. O goleiro Danilo Fernandes, capitão do Bahia, foi mais na direção do ângulo esquerdo, mas a bola ganhou um pouco de efeito e entrou bem no meio.

VASCAÍNO DE CORAÇÃO, Lucas Figueiredo dos Santos, de 20 anos, nasceu em 14 de agosto de 2001, em Niterói, uma semana antes do aniversário do Vasco (21/8/1898). Ele diz que se espelhou em Edmundo, “pela técnica e pela raça”, que fez 137 gols com a camisa do Vasco, e que se inspira em Cristiano Ronaldo, “exemplo, dentro e fora de campo, que sabe se cuidar para manter a forma”.

VASCO 1 x 0 BAHIA foi o jogo com mais intensidade da Série B de 2022, corrido e pegado do início ao fim, com entrega total das equipes. O Vasco decidiu no 1º tempo e o Bahia voltou do intervalo disposto à virada, que só não conseguiu pela postura firme da defesa vascaína, no segundo jogo consecutivo sem sofrer gol. O Vasco ficou fora do G4 em 21 rodadas em 2021, e em 2022 só conseguiu entrar na 7ª rodada.

A VITÓRIA E A SUBIDA AO G4 precisam ser valorizadas porque o Vasco venceu uma equipe qualificada, dirigida por um dos técnicos mais competentes, o paulista Guto Ferreira, de 56 anos. Ele já começou campeão desde a base do XV de Piracicaba, do São Paulo e do Internacional, onde ganhou o título gaúcho profissional de 2002, e campeão da Copa do Nordeste no Ceará e no próprio Bahia.

ÚNICO INVICTO APÓS SETE RODADAS, o time do Vasco entrou no G4 com Tiago Rodrigues, Gabriel Dias (Weverton), Quintero, Anderson (c) e Edimar; Yuri Lara, Andrey (Juninho) e Nenê (Palácios); Gabriel Pec, Raniel (Getulio) e Figueiredo (Erick). O técnico José Ricardo Mannarino disse que “a equipe se preparou bem para os dois jogos seguidos em casa e fez por merecer os seis pontos que ganhou”.

COM TRÊS VITÓRIAS E QUATRO EMPATES, o Vasco ganhou 13 dos 21 pontos disputados e pode se manter em 4º lugar, a 1 ponto do vice-líder Sport, com 14; igualado ao Bahia, 3º com 13 pontos, que só o supera no saldo de gols (4 a 3), e só a 3 pontos do Cruzeiro, novo líder, com 16 pontos. O Novorizontino, 5º com 12 pontos, pode cair para 6º, se amanhã (16), o Grêmio, 5º com 10, vencer o Ituano, 11º com 8 pontos.

O VASCO PASSOU À FRENTE no retrospecto muito equilibrado de jogos com o Bahia. Cada equipe havia ganhado dois jogos como mandante na Série B, e com o 1 x 0 deste domingo (15), o Vasco passou a ter mais uma vitória. O Vasco voltou a vencer o Bahia depois do 2 x 1, em 24 de setembro de 2018.

DEPOIS DO JOGO DA PRÓXIMA 5ª (19), com o Guarani, 17º com 7 pontos, na Arena da Amazônia, em Manaus, o Vasco voltará a fazer dois jogos consecutivos em São Januário, dia 26 com o Brusque e dia 2 de junho com o Grêmio. Após o jogo com o Náutico, dia 7, no Recife, o Vasco reviverá um dos maiores clássicos brasileiros com o Cruzeiro, dia 11 de junho, em São Januário. 

OS TORCEDORES DO VASCO deram na tarde deste domingo (15) uma nova demonstração de fidelidade ao time. São Januário registrou a presença de 20 mil, sendo 19.272 pagantes. R$654.462,00. Pelo terceiro cartão amarelo, Nenê e Yuri Lara desfalcarão a equipe no jogo com o Guarani. O árbitro e seus assistentes Neuza Back e Miguel Costa, todos da Federação Paulista, tiveram atuação correta.

BOM LEMBRAR – O Vasco voltará a jogar na Arena da Amazônia depois de três anos e a expectativa dos vascaínos aumentou ainda mais após a vitória sobre o Bahia. O último jogo foi pela 3ª rodada da Série A, sábado, 4 de maio de 2019, 1 x 1 com o Corinthians. O ex-atacante argentino Maxi Lopez fez o gol do Vasco e o meia carioca Mateus Vital, ex-Vasco, empatou para o Corinthians.

MAIOR ESTÁDIO DE FUTEBOL DO NORTE, a suntuosa Arena da Amazônia, em Manaus, recebeu quatro jogos na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014: Itália 2 x 1 Inglaterra, Croácia 4 x 0 Camarões, Estados Unidos 2 x 2 Portugal e Suíça 3 x 0 Honduras, único com hat-trick. Os três gols foram do atacante Herdan Shaqiri.

28 ANOS DO TRI – Neste domingo (15), faz 28 anos que o Vasco ganhou o tricampeonato carioca no Maracanã (1992-93-94), com 2 x 0 no Fluminense, gols do cearense Mario Jardel. Dirigido por Jair Pereira, seu atacante campeão brasileiro em 74 e carioca em 77, o time-base de 1994 do Vasco teve Carlos Germano, Pimentel, Ricardo Rocha, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho, Leandro, Yan (França) e William; Valdir e Jardel.

Foto: UOL | Foto: André Durão/ge | Daniel Ramalho/Vasco