Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
Não basta só vencer o Bahia. O Vasco também depende de vitória do Fluminense, no outro jogo da noite desta última segunda (24) de setembro, para terminar a vigésima sexta rodada fora da zona de rebaixamento. É simples: se vencer, o Vasco passará a ter 28 pontos, e se a Chapecoense, ao menos empatar com o Fluminense, somará 29 pontos.
A vitória do Fluminense é importante porque o Vasco, ganhando do Bahia, ficará com o mesmo número de pontos da Chapecoense (28) e passará a ter a vantagem de uma vitória (7 a 6), primeiro ítem de desempate. O Vasco, se empatar, continuará em antepenúltimo com 26 pontos, independente do resultado de Chapecoense x Fluminense.
Ceará (27) e Sport (24) perderam na rodada. O Ceará abre o grupo dos quatro últimos com 27 pontos, 6 vitórias, 9 empates, 19 gols a favor e 28 gols contra (saldo negativo de 9). O Vasco, uma posição abaixo, tem 25 pontos – 6 vitórias, 7 empates, 11 derrotas e saldo negativo também de 9 gols, com 27 marcados e 36 sofridos.
O Sport, em queda livre, continua em penúltimo, sem reagir, com 24 pontos – 6 vitórias, 6 empates, 14 derrotas e com saldo negativo de 18 gols, após perder (1 x 0) em casa para o Palmeiras. O único que já pode ser considerado rebaixado é o Paraná, último com 16 pontos, 16 derrotas e saldo negativo de 25 gols, depois dos 3 x 0 de ontem para o Atlético.
JOGOS DO VASCO – Na próxima quinta (27), o Vasco vai cumprir o jogo atrasado da terceira rodada, que deveria ter disputado com o Santos, no fim de abril, na Vila Belmiro. Único do Rio que ainda não venceu como visitante, o Vasco tem a chance de repetir o que o Botafogo fez ontem (23), em sua primeira vitória (4 x 3) fora do Rio. Por que não?
O VASCO, FORA DO RIO, terá mais cinco jogos: Paraná, Sport (confronto direto), Grêmio, Corinthians e, na última rodada, quando pode bater desespero em outro confronto direto, com o Ceará. O Vasco não terá mando de campo nos clássicos com o Botafogo e o Fluminense, mas os jogos serão no Rio, a menos que os mandantes negociem.
MISSÃO DO VASCO, nos jogos em casa, se apresenta ainda mais complicada, após o jogo de hoje (24) com o Bahia, porque Internacional, São Paulo e Palmeiras (última rodada, domingo, 2 de dezembro) são candidatos ao título. E os outros dois – Cruzeiro e Atlético Paranaense -, forças de reconhecido valor.
CHAPECOENSE – Depois do jogo de hoje (24) com o Fluminense, a Chapecoense terá mais seis jogos em sua Arena Condá, onde só perdeu (2 x 1) para o Palmeiras. Foram cinco empates – quatro 1 x 1 e um 0 x 0 – e seis vitórias. Os outros seis jogos em casa: Vitória e Sport (confrontos diretos), América e Atlético Mineiro, Botafogo e São Paulo (última rodada). Fora de Chapecó, a série de seis jogos também é complicada: Ceará e Bahia (confrontos diretos), Cruzeiro, Santos, Grêmio e Corinthians.
CEARÁ – Terá seis jogos em casa e outros tantos fora. Receberá em Fortaleza, Chapecoense, Botafogo, Atlético Mineiro, Internacional, Paraná e Vasco (última rodada). E será visitante nos jogos com Cruzeiro, Palmeiras, Sport, Bahia, Fluminense e Atlético Paranaense. A exemplo do Paraná, corre o risco de voltar à Série B depois de tanto esforço para recuperar o lugar na elite da Série A.
SPORT – Além do confronto direto em casa com Vasco e Ceará, o Sport jogará também no Recife com Internacional, Vitória, Flamengo e Santos (última rodada). Igualmente complicados serão seus jogos como visitante: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Grêmio, Fluminense, Chapecoense (confronto direto) e São Paulo.
MISSÃO DO FLUMINENSE – O jogo da noite desta segunda (24) com a Chapecoense será o décimo quarto como visitante. O Fluminense perdeu mais da metade (7) dos 13 que disputou fora do Rio, onde ainda terá como adversários Santos, Palmeiras, Bahia e Internacional. O Fla-Flu, tudo indica, será no Maracanã.
SE GANHAR DA CHAPECOENSE, o Fluminense subirá quatro posições e terminará a rodada na noite de hoje (24) em nono lugar. Ficará com 34 pontos e ultrapassará América Mineiro (31), Botafogo (32), Atlético Paranaense (33) e o Cruzeiro, que tem 34, será superado por uma vitória (9 a 8). E também igual em pontos (34) e vitórias (9), mas perderá no saldo de gols, segundo item de desempate. O saldo do Fluminense é negativo de 6, e o do Corinthians, positivo de 5.