EM SITUAÇÕES OPOSTAS, Vasco e Flamengo podem subir quatro posições, com a vitória na noite desta 2ª feira (5), ao completarem a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco, com 6 pontos e há 7 jogos sem vencer, pode sair de 19º para 15º, com 9 pontos, ultrapassando América Mineiro (18º) e Goiás (17º), ambos com 7 pontos; Corinthians (16º) e Bahia (15º), ambos com 8. Mas, se empatar, subirá só uma posição e continuará entre os quatro últimos.

O EMPATE TAMBÉM não é bom para o Flamengo, 9º com 13 pontos, porque subiria só uma posição, igualando-se ao Fortaleza, com 14 pontos, que tem vantagem no saldo de gols (6 a 4), mas perderia o 8º lugar, por ter menos uma vitória (3 a 4). O Vasco não tem boa posição no segundo ítem de desempate, o de saldo de gols e de gols marcados, porque seu saldo é negativo de 5: fez 8, sofreu 13. Como mandante, o Vasco empatou um jogo e perdeu dois.

A VITÓRIA VALE AO FLAMENGO a subida de quatro posições, superando Fortaleza (8º com 14 pontos), São Paulo (7º) e Athletico Paranaense (6º), ambos com 15, e empatando com o Fluminense em pontos (16) e vitórias (5), mas ficando com o 5º lugar, por mais gols marcados. Flamengo e Fluminense fizeram 14 gols, mas o Flamengo sofreu 10, e o Fluminense, 9.
O Flamengo faz o quarto jogo como visitante, com duas derrotas de virada e só uma vitória.

O CLÁSSICO DA NOITE de hoje (5), no Maracanã, com arbitragem catarinense de Braulio Machado e seus assistentes Alex Santos e Tiago Labes, é o 61º da história do Campeonato Brasileiro, com 21 vitórias do Flamengo, 17 do Vasco e 22 empates. Nos 30 jogos com o mando de campo do Vasco, cada time ganhou 11 e houve 8 empates. Na 10ª rodada, o Vasco visitará o Internacional e o Flamengo receberá o Grêmio, os dois jogos no próximo domingo (11).

O VASCO NÃO ANUNCIOU a escalação, mas terá a volta do lateral argentino Puma e do atacante Pedro Raul. O atacante argentino Luca Orellano pode substituir Gabriel Pec. Os meias Andrey e Marlon, de volta da seleção Sub-20, eliminada no Mundial da Argentina, não estão cogitados para o jogo de hoje (5), pelo desgaste na prorrogação com Israel.

O FLAMENGO NÃO TERÁ o zagueiro Leo Pereira, com dores musculares, e pelo mesmo problema pode não contar com o atacante Gabriel, que seria substituído por Mateus França. Na zaga, entra David Luiz. Os técnicos só vão liberar a escalação uma hora antes do jogo, como lhes faculta o regulamento do campeonato.